terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Indicados do PMDB ao setor elétrico são alvo da Justiça

Na FOLHA DE S.PAULO:

Entre os nomes apoiados pelo PMDB ou chancelados pelo novo ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para o setor elétrico, três estão sendo processados na Justiça e tiveram irregularidades em gestões apontadas pelo Tribunal de Contas da União ou Ministério Público. O quarto já teve a pendência jurídica encerrada.
Os casos vão desde suspeita de falsificação de documento e gastos públicos considerados desnecessários até suposto superfaturamento em obras.
As indicações peemedebistas aparentemente sem problemas na Justiça são Evandro Coura e Lívio Rodrigues de Assis, atual diretor-superintendente do Detran do Pará. Porém, no sistema de acompanhamento de processos da Justiça do Pará, Lívio Assis, ligado ao deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), ainda aparece como executado por uma dívida de R$ 3,1 milhões com o Banco do Estado do Pará e o Banco da Amazônia. Assis mandou certidão à Folha onde consta que não responde mais às ações.
Coura está praticamente descartado. Apoiado pelo senador José Sarney (PMDB-AP), ele não recebeu aprovação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para assumir a presidência da Eletrobras. A ministra prefere outro nome do PMDB, Flávio Decat de Moura, ex-presidente da Eletronuclear.
Decat é réu numa ação movida pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais, por suspeitas de envolvimento em falsificação de documento público, crimes contra a fé pública, sonegação de contribuição previdenciária e crimes contra a administração pública. Ele nega todas as acusações.
A lista de acusações mais extensa é a de Astrogildo Quental, diretor financeiro da Eletronorte. Sarney apóia Quental para ocupar o mesmo cargo na Eletrobras. Quental é alvo de ação civil pública por improbidade administrativa, suspeitas de superfaturamento de obras e desvio de dinheiro público quando foi secretário de Infra-Estrutura do Maranhão, no governo de Edison Lobão (1991 a 1994). O TCU identificou sobrepreço de R$ 14 milhões.

Mais aqui.

Nenhum comentário: