sábado, 16 de fevereiro de 2008

Férias no espaço


Na ÉPOCA:

Empresas privadas correm para oferecer viagens para fora da Terra até 2009. A construção do primeiro espaçoporto particular está prevista para este ano. Será o início de uma nova era espacial?
Ilustração da nave XP, da Rocketplane Global. Ela funciona como um jato até 12 km de altura, depois seus foguetes são acionados para levá-la a 100 km de altura. Poderá levar até cinco passageiros para vôos fora da Terra
Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin tornou-se a primeira pessoa a avistar a Terra flutuando no espaço. Sua viagem marcou a história da humanidade. De lá para cá, quase 500 pessoas repetiram a experiência. Apenas cinco delas eram civis, todas milionárias. Democratizar esse privilégio é questão de tempo. Um grupo de empreendedores – gente que fez fortuna com negócios on-line, hotelaria, aviação e até videogames – está investindo centenas de milhões de dólares para que os vôos espaciais se tornem comuns. No início, com períodos de apenas cinco minutos no espaço. Em seguida, com a possibilidade de alugar quartos num hotel orbital. Mais para a frente – quem sabe? – com viagens à Lua.

Mais aqui, para assinantes.

Nenhum comentário: