sábado, 23 de fevereiro de 2008

Fidel diz que estava precisando de férias

Em O ESTADO DE S.PAULO:

Em seu primeiro artigo publicado pela imprensa local após anunciar que vai deixar a presidência, o líder cubano Fidel Castro disse ontem que está “aliviado” por estar se aposentando e que precisava de férias. “Dormi melhor do que nunca”, disse, falando a respeito do dia seguinte à renúncia. “Minha consciência está tranqüila e prometi a mim mesmo umas férias.”
Fidel aproveitou para criticar o presidente dos EUA, George W. Bush, seu alvo predileto, e vários líderes da Europa, que pediram mudanças na ilha. “Estou de acordo, mudança! Mas nos EUA. Cuba mudou há tempos e continuará seu rumo dialético. Nunca voltará ao passado”, escreveu.
A novidade no artigo publicado ontem é que Fidel alterou o título: trocou “Reflexões do Comandante” por “Reflexões do Camarada Fidel”. Os sites oficiais do governo cubano também se apressaram em substituir a foto de Fidel vestido com a tradicional farda verde-oliva por outra que trazia o líder sorrindo e acenando de terno e gravata.
O novo artigo de Fidel foi publicado propositalmente nas páginas internas dos dois jornais estatais, o Granma e a Juventud Rebelde. De acordo com o próprio Fidel, a posição inusitada do artigo foi um pedido dele, que não quer ver mais suas reflexões ocuparem as primeiras páginas do jornais oficiais.


Mais aqui.

Nenhum comentário: