domingo, 16 de dezembro de 2007

Lula apela ao papa contra greve de bispo

O ESTADO DE S.PAULO

Lula pede ajuda ao Vaticano contra greve de fome de bispo
Itamaraty negocia nota em que Santa Sé defina ato de d. Luiz como pessoal


O governo brasileiro está pressionando o Vaticano para que intervenha no caso da greve de fome do bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, contra as obras de transposição do Rio São Francisco. A expectativa do Planalto é de que a Santa Sé ordene uma mudança de atitude do frei franciscano. A greve de fome entra hoje no seu 19º dia.
Ontem, a pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a embaixadora do Brasil na Santa Sé, Vera Machado, reuniu-se em Roma com d. Cláudio Hummes, prefeito da Congregação do Clero, para tratar do assunto. Na segunda-feira, uma nova reunião ocorrerá no Vaticano com a cúpula do clero para tentar solucionar a crise.
A idéia inicial do presidente Lula era pedir que o Vaticano simplesmente ordenasse o fim da greve de fome de d. Luiz Flávio. Mas essa é uma posição que a Santa Sé dificilmente tomará.
Por isso, o Ministério das Relações Exteriores preferiu negociar a divulgação de um comunicado público em que fique claro o distanciamento do Vaticano em relação à atitude do religioso na Bahia. O que o Itamaraty trabalha agora é com a possibilidade de divulgação de uma nota que esclareça que a greve de fome é uma iniciativa pessoal de d. Luiz Flávio Cappio e não é sancionada pela Igreja.


Mais aqui, para assinantes.

Nenhum comentário: