quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Em 46 meses, pela primeira vez Jair Bolsonaro deixa de ser Jair Bolsonaro. E se mostra como um democrata.

Tudo é possível, estejamos certos.
É possível até que Jair Bolsonaro deixe de ser, por uns poucos minutos, Jair Bolsonaro.
É possível até mesmo vermos um elemento que, após passar 46 meses chocando o País e o mundo com práticas fascistas, debochadas, irresponsáveis e criminosas, enfim mostrou-se verdadeiramente como um presidente da República, de quem se espera o mínimo de ponderação, sensatez, bom senso, espírito público e, aí sim, patriotismo.
Pois vejam essa postagem acima, que Bolsonaro acaba de fazer em seu perfil no Twitter. O vídeo tem pouco menos de 3 minutos, lapso de tempo suficiente para Jair Bolsonaro chocar o País, desta vez positivamente.
E por que está chocando o País? Porque deixou de ser Jair Bolsonaro.
Ao contrário de seu discurso patético, ridículo e revelador de um democrata de fachada, em que reconheceu por meias-palavras sua derrota no pleito de domingo passado, Bolsonaro, desta vez, falou claro, para não dizer claríssimo, ressaltando que a democracia enseja todas as formas de protestos pacíficos, mas rechaçando a obstrução de vias públicas por fanáticos criminosos que o apoiam e apelando enfaticamente para que sejam desobstruídas urgentemente.
Até 1º de janeiro de 2023, quando se encerra seu mandato, Bolsonaro terá sido presidente da República por 48 meses. Pois na data de hoje, 2 de novembro de 2022, portanto, 46 meses após ter assumido o cargo, pela primeira vez Bolsonaro adotou postura digna de um democrata. Pela primeira vez, repito.
Não se sabe se essa postura tardia do presidente da República será suficiente para desarmar o ódio que domina fanáticos golpistas, que interditam estradas e se concentram em frente a instalações militares, pedindo abertamente, vergonhosamente, escandalosamente e criminosamente uma intervenção militar após a vitória legítima de Luiz Inácio Lula da Silva no pleito presidencial mais disputado e mais tenso da história democrática brasileira.
De qualquer forma, o que Bolsonaro acaba de fazer era o mínimo que todo o País esperava de um presidente da República.
E ver Jair Bolsonaro agindo como presidente da República é até estranho.
Mas, como dito no início, tudo é possível.
É possível até que Jair Bolsonaro deixe de ser, por pouco menos de 3 minutos, Jair Bolsonaro.

2 comentários:

Mirika Bemergui disse...

Eu NÃO me convenci com essa súbita mudança no final do desgoverno...esse cara nao me inspira a menor confiança, acho que está sob forte pressão, e que NADA vai poder fazer mais e o medo da cadeia é real, quer se redimir e vê se ganha uns indultos...

Anônimo disse...

Antes tarde do que nunca.