segunda-feira, 21 de novembro de 2022

As "vivandeiras" golpistas continuam a "bolir com os granadeiros". É o caso de um bolsonarista de colarinho branco.

Augusto Nardes: a carpideira do TCU que vive sonhando com o golpe. Um idiota, enfim!

Não sei se vocês a conhecem.

Mas a frase é conhecida de muita gente, sobretudo os que já leram os cinco livros do jornalista Elio Gaspari sobre a ditadura militar.

A frase é a seguinte: "Eu os identifico a todos. E são muitos deles, os mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do poder militar".

Seu autor: o marechal Humberto Castello Branco, então presidente do Brasil, que a pronunciou em agosto de 1964, portanto cinco meses após o golpe, durante palestra no auditório da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Na ocasião, Castello reclamava dos civis que chamavam seu governo de militarista.

As vivandeiras (ou carpideiras, numa tradução livre, se quiserem) que choramingavam à porta dos quartéis pedindo que o poder militar cometesse o que Castello chamou de "extravagâncias", tipo assim um golpe militar como o que acabara de ser perpetrado, agiam iguais às de hoje.

As vivandeiras de hoje, vocês sabem, são os golpistas (todos fanáticos bolsonaristas - predominante idosos, políticos de extrema direita e gente clara e criminosamente financiada pelo agronegócio, conforme indícios já apurados pelo Supremo) concentrados em frente a quartéis.

Em outras situações, as vivandeiras não estão em frente aos quartéis, mas, de qualquer forma, estão carpindo, estão clamando por um golpe. É o caso de Excelências como o ministro do TCU Augusto Nardes, um bolsonarista de colarinho branco que já foi alvo das acusações de delator por suposto recebimento de propina.

Em áudio enviado a um grupo de amigos, e que está causando contrangimento geral entre os integrantes da Corte, Nardes fala em um “movimento nas casernas” e diz que é “questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos, para que um desenlace bastante forte na nação ocorra”.

Nardes é um idiota.

Como o são as vivandeiras que, como disse Castello, insistem em "bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do poder militar".

Credo!

Nenhum comentário: