terça-feira, 15 de novembro de 2022

UFPA homenageia José Saramago com concerto no Theatro da Paz


A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará nesta quarta-feira (16) às 20h, no Theatro da Paz, o Concerto em Celebração do Centenário de José Saramago, com a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), regida pelo maestro Miguel Campos Neto. Integrarão também o espetáculo a solista Dione Colares, da EMUFPA, e o Coro Universitário da UFPA (Coruní), regido pela maestra Cristina Owtake, da Faculdade de Música da UFPA. O evento encerra as comemorações do Centenário de José Saramago na UFPA e integra a programação oficial da Fundação José Saramago.

O concerto tem entrada franca, com ingressos disponíveis no dia do evento, a partir das 9h, na bilheteria do Theatro da Paz ou pelo site www.theatrodapaz.com.br/bilheteria. É necessário apresentar o comprovante de vacinação na entrada do espetáculo. No repertório, o público poderá acompanhar obras portuguesas e brasileiras selecionadas sob inspiração do pensamento crítico e humanista de José Saramago, único escritor de Língua Portuguesa agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. Haverá também a estreia mundial da obra A Viagem do Elefante (2022), de Pierre Thilloy, composta especialmente para este concerto.

“Neste ano, em que a Universidade Federal do Pará celebra os seus sessenta e cinco anos, comemoramos também a valorização da cultura e da literatura, festejando o Centenário de José Saramago”, afirma o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

O concerto conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Vice-Consulado de Portugal em Belém, da Fundação José Saramago, do Camões - Instituto da Cooperação da Cultura e da Língua de Portugal, da Cátedra João Lúcio de Azevedo (Camões, I.P. | UFPA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Centenário - Em agosto deste ano, também em homenagem ao escritor, a UFPA realizou Colóquio “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, com a presença da presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río. Na ocasião, a Editora da UFPA (ed.ufpa) lançou o livro Literatura e Compromisso: Textos de Doutrina Literária e de Intervenção Social, em coedição com a Fundação José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis. Em setembro, durante a 25a Feira Pan-Amazônica do Livro, o escritor também foi homenageado no estande da ed.ufpa.

No hotsite centenariosaramago.ufpa.br, é possível encontrar, entre outros conteúdos, detalhes dos eventos comemorativos do centenário na UFPA e o histórico dos diálogos estabelecidos pela Universidade com a Fundação José Saramago.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Editora da UFPA

Nenhum comentário: