sábado, 11 de setembro de 2021

Manifestações deste domingo são um risco. Mas é certo que ninguém deve dar trégua a Bolsonaro.

O MBL e o Vem Pra Rua convocaram manifestações para este domingo (12), em todo o País, como resposta aos atos antidemocráticos e golpistas do domingo passado.

Ao que se diz, três partidos de esquerda - PSB, PCdoB e PDT - vão participar. PT e PSOL estão com um pé atrás.

O protesto, que antes tinha como bandeira “nem Bolsonaro nem Lula”, passou a ter como mote principal o jargão “Fora Bolsonaro”. A mudança pretende ampliar o segmento de cidadãos que poderiam participar do ato e fazer frente à manifestação dos bolsonaristas no dia 7 de Setembro, quando 125 mil pessoas estiveram na Avenida Paulista, segundo estimativas do governo de São Paulo.

O MBL e o Vem Pra Rua podem estar se precipitando em convocar essas manifestações. Se não houver muita gente nas ruas, isso seria o suficiente para que bolsonaristas retomem o fôlego e amenizem suas frustrações diante da covardia de Bolsonaro, que primeiro demonstrou disposição de incendiar o País, inclusive recusando-se a cumprir decisões judiciais, mas depois recuou de forma bizarra, afirmando que tudo o que disse, inclusive ofensas a ministros do Supremo, foi obra do "calor do momento".

Mas uma coisa é certa: a mobilização e as pressões contra Bolsonaro não podem parar.

Como já se disse aqui, ninguém deve se iludir que esse cidadão quer a paz, a concórdia, a união e a harmonia entre os poderes, conforme expresso no manifesto que Michel Temer escreveu pra ele.

Bolsonaro continuará criando confusões, propagando mentiras, disseminando suas teorias conspiratórias malucas e reforçando a imagem de um presidente inepto, sem capacidade nenhuma de administrar um país. Isso é tão certo como dois e dois são quatro.

Além da mobilização das ruas, é necessário que, no âmbito do Congresso, os partidos também procurem viabilizar o impeachment.

Ninguém deve dar trégua a Bolsonaro.

Nem por um minuto.

A cada dia em que permanece no poder, Bolsonaro destrói o Brasil e o degrada perante o mundo.

Removê-lo é imperioso. Seja pelo impeachment, seja pelo voto, em 2022.

Um comentário:

Pedro do Fusca disse...

Um fracasso as manifestações desta esquerda imunda e o pior a desculpa deste fracasso que deram: distanciamento social.