sábado, 11 de setembro de 2021

Onde você estava em 11 de setembro de 2001?



Eu jamais esquecerei de onde estava nesse dia.

No dia 11 de setembro de 2001, pela manhã, eu estava numa sala de aula da Unama, onde fazia o penúltimo ano do curso de Direito.

Quando saí da aula, por volta das 11h, entrei no carro, liguei o rádio e fiquei intrigado ao ouvir Edson Matoso falar mais ou menos assim na Rádio Rauland: "...muitos analistas acham que isso pode ser o início da Terceira Guerra Mundial".

Fiquei espantado, sem sabe ao certo o que se passava.

Da Unama até chegar em casa, inteirei-me de que dois aviões haviam atingido as Torres Gêmeas.

Em casa, aturdido com aquela notícia, liguei a TV, sentei-me na cama e assisti, sem acreditar, a segunda torre desabando, desfazendo-se, esfarelando-se, pulverizando-se diante dos meus olhos e dos olhos do mundo inteiro.

Ao vivo.

Ao vivo e em cores.

Fiquei ali, acho, uns 10 miutos sem acreditar no que acabara de ver.

Em outubro de 2019, estive em Nova York pela terceira vez, depois do 11 de setembro de 2001, e aí visitei o Memorial.

As fotos que estão acima e abaixo dessa postagem estão lá.

São flagrantes da expressão de pessoas diante do horror, da brutalidade, da selvageria, da destruição, da tragédia que se descortinava diante delas.

Compartilho-as aqui para que sobretudo os mais jovens, que não talvez não se recordem bem desses momentos, possam avaliar a extensão, a magnitudade de um evento que ninguém - ou muito poucos - imaginou fosse capaz de acontecer algum dia.

Mas aconteceu.

E se aconteceu, cabe-nos fazer, cada um a seu alcance e a seu modo, o que for possível para alicerçarmos valores que não tolerem a repetição desse tipo de brutalidade.







Nenhum comentário: