terça-feira, 7 de setembro de 2021

Militares usam "camuflagem" para participar de atos bolsonaristas


Multidão toma conta de um lado da Esplanada, na manhã desta terça (7), nos atos
bolsonaristas, que transcorreram sem tumultos. Estas fotos e as que se encontram abaixo
da postagem são do Espaço Aberto.

Militares encontraram uma forma, digamos assim, bastante inventiva para participar dos atos bolsonaristas que tomaram a Esplanada dos Ministérios na manhã deste 7 de Setembro, em Brasília. O Espaço Aberto pôde ver uns quatro ou cinco envergando uma camisa, com as cores da bandeira brasileira, por baixo de um colete que os identificava claramente como miilitares. E a calça era muito parecida com as que usam integrantes do Exército.
Nada indica que os militares assim trajados eram da PM do Distrito Federal, que teve 100% de seu contingente convocado para integrar o gigantesco esquema de segurança em vigor desde ontem. Mas podem ser PMs de Goiás ou mesmo de outros estados que se dirigiram à Capital Federal para engrossar as manifestações. Ou podem ser militares das forças armadas.
O repórter ainda tentou tirar fotos de uns quatro ou cinco, mas os ângulos e as circunstâncias não lhe permitiriam fazê-lo com um mínimo de segurança. Para quem já sofreu duas fraturas recentes e ainda se encontra na fase de fisioterapia, ser trucidado por bolsonaristas fanáticos é um risco que, convenhamos, deve ser evitado por todos os meios, daí a opção de não fazer as fotos.
Sem tumultos - A Esplanada, como vocês podem ver nas fotos do Espaço Aberto, foi tomada por uma multidão desde as primeiras horas da manhã, apesar de um sol de rachar (nada a ver com a rachadinha do Zero Um, seja bem dito) que castiga o Distrito Federal neste mês de setembro. Mas, pela expectativa e pela movimentação que se viu na última semana, a impressão que se tinha era a de que muito mais gente participaria dos atos.
Apesar do forte policiamento, não houve tumultos. De madrugada, alguns fanáticos tentaram arrancar as grades que protegem o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Palácio do Itamaraty, e passaram a atirar objetos no prédio, mas foram contidos pela polícia.
Agora, é esperar a concentração da Paulista. Bolsonaro prometeu fazer um discurso lá. Em Brasília, ele também falou. Rapidamente, como é de costume, já que não consegue articular mais de duas frases inteligíveis - às vezes, nem mesmo uma. No "pronunciamento", chegou a falar em convocar o Conselho da República, que, tudo indica, o cidadão nem sabe o que é nem para que serve. Que sabe a Paulista inspire o Mitômano a expelir menos excrescências.








Nenhum comentário: