segunda-feira, 15 de junho de 2020

Deputados bolsonaristas protocolam na Alepa pedidos de impeachment de Helder Barbalho

O deputado federal Delegado Éder Mauro (PSD-PA) informou há pouco, em suas redes sociais, que acabou de protocolar na Assembleia Legislativa um pedido de impeachment do governador Helder Barbalho. Além dele, Delegado Caveira (PP), igualmente seguidor de Bosonaro, também formalizou pedido idêntico.

Entre outros motivos, o documento assinado por Éder Mauro menciona a compra de 152 respiradores imprestáveis, operação que levou o STJ a autorizar, na última quarta-feira (10), a Operação Para Bellum. A bola agora está com o presidente da Alepa, Daniel Santos, aliado do governador. Deputados ouvidos pelo blog acreditam, no entanto, que no momento são mínimas as chances de aprovação do pedido.

Aliado de Jair Bolsonaro, Éder Mauro tem feito críticas severas ao delegado-geral Alberto Teixeira. Em postagem recente no Instagram, ele acusou Teixeira de comprar álcool em gel a preços superfaturados, isso depois de ter autorizado a apreensão de mais de mil litros de álcool em gel, acondicionados em 241 vasilhames de 05 litros.

A apreensão, feita no dia 20 de março, quando a pandemia começa a se expandir no estado,  foi  feita pela Polícia Civil durante a operação “Usura”, autorizada pelo juiz Carlos Magno Gomes de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de Ananindeua, e está descrita em detalhes na Agência Pará, do governo do estado.

Éder Mauro - cujo filho Rogério desligou-se recentemente do governo Helder Barbalho, onde exercia o cargo de secretário de Justiça e Direitos Humanos -, também acusou o delegado-geral de investigar de "forma clandestina" seu superior, o secretário de Segurança, Uálame Machado, e de de comprar 4 mil litros de álcool a R$ 220 mil.

Na manhã desta segunda, outro bolsonarista, o deputado Delegado Caveira (PP) também protocolou um pedido de impeachment contra Helder. Assista ao anúncio que ele mesmo fez, em postagem no Instagram.


Ver essa foto no Instagram

IMPEACHMENT JÁ! #FORAHELDER Gostou? Curta e compartilhe! Durante os últimos meses, em diversos momentos me manifestei na Tribuna desta Casa de Leis, sobre as denúncias de corrupção que vem ocorrendo na administração do Governo do Estado do Pará, inclusive conclamando para instaurar CPI a fim de apurar os fatos denunciados pelos veículos de comunicação e pela população. Hoje, segunda-feira, 15 de junho, protocolei ao Presidente desta Assembleia Legislativa um pedido de impeachment contra o Governador Helder Barbalho, em razão dos crimes que estão sendo apurados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, “Operação Para Bellum”, com cumprimentos de mandados de busca e apreensão, com alvos na casa do Governador, de seus secretários e assessores e demais envolvidos nos escândalos de desvios de recursos públicos na aquisição de respiradores importados da China, no cometimento de crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e documental e crimes de fraude em licitação. Não posso admitir que a população que acreditou em mim e me elegeu seu representante fique sem uma resposta minha e que eu permaneça inerte diante de tantos fatos aduzidos na gestão do chefe do Executivo que foram trazidos a público. Necessário esclarecer que as investigações da Operação Para Bellum, o próprio Ministro Francisco Falcão do STJ afirma que há indícios de participação do Governador Helder Barbalho nos crimes que são investigados. Não se pode esquecer que esse governo já coleciona uma série de escândalos em suas secretarias, e que o povo Paraense não poderá ficar refém de pessoas que usam de momento de fragilidade, calamidade e emergência, pelo qual atravessa a sociedade para praticar atos voltados ao desvio de recurso público! O momento de cobrar somente respostas e explicações já passou. Não cabe mais. Essa oportunidade já foi dada ao Governador e aos seus Secretários, os quais permaneceram evasivos, dissimulados e continuaram cometendo todo tipo de malversação do erário! Sempre me manifestei que a corrupção é o maior agente causador de miséria, doenças e mortes e de todo o ciclo vicioso de mazelas que afligem nosso Est

Uma publicação compartilhada por DEPUTADO DELEGADO CAVEIRA 🇧🇷 (@delegadocaveira) em

Um comentário:

Anônimo disse...

Que ridículo!