quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Comissão da Verdade faz audiência pública em Belém

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), em parceria com o Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça, realiza nesta quarta-feira, às 14h, no auditório Dom Alberto Ramos, da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, uma audiência pública com o objetivo de colher relatos de graves violações de direitos humanos, praticadas por agentes públicos, ocorridas naquele Estado, no período de 1946 a 1988.
Dois membros da Comissão da Verdade irão ao Pará: o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles e o professor Paulo Sérgio Pinheiro, que falarão ao público sobre os andamentos dos trabalhos da CNV.
Pinheiro abordará a Comissão da Verdade brasileira no contexto latino-americano, a história de sua formação desde o reconhecimento da responsabilidade do estado brasileiro pelos crimes da ditadura até a aprovação do projeto de lei que a criou. O professor falará também dos poderes da Comissão e o estágio em que se encontra o trabalho da CNV e as perspectivas.
Cláudio Fonteles se manifestará sobre o legado da Comissão, que só será efetivo se houver participação da sociedade civil: “é fundamental que, por todo o Brasil, sejam criadas redes da cidadania em prol de uma sociedade democrática, para que se evite o retorno do Estado ditatorial, violador dos direitos da pessoa humana”, afirmou.
As falas dos membros da Comissão da Verdade serão precedidas por uma abertura pelo Comitê paraense, anfitrião do evento. Às 15h está previsto o início do depoimento dos inscritos.
Pela manhã, a Comissão da Verdade se reunirá, às 8h30, com o governador do Pará, Simão Jatene, e, às 10h30, com a subseção da OAB no Estado

Fonte: Comissão Nacional da Verdade

Nenhum comentário: