segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vale confirma incêndio na Floresta Nacional de Carajás

A Vale confirmou inteiramente duas postagens feitas com exclusividade aqui no Espaço Aberto, na semana passada, sobre incêndio que atinge parte da Floresta Nacional de Carajás, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas atualmente está cedida à mineradora.
Na primeira postagem, sob o título de Fogo avança na Floresta Nacional de Carajás, o blog informou que a empresa deslocou para a área mais de 50 brigadistas, provindos de várias minas da Vale, para tentar controlar o fogo.
O Espaço Aberto informou ainda que o incêndio teve início na quinta-feira (16) e, muito provavelmente, pode ter sido provocado por uma empresa que presta serviços à Eletronorte, fazendo limpeza na área do linhão.
Em outra postagem, no dia seguinte à primeira, intitulada Helicóptero deve ajudar a debelar incêndio em Carajás, o blog destacou que a Vale deslocaria para o local um helicóptero, para aspergir água sobre os locais onde as chamas são mais intensas, uma vez que o fogo já começava avançar para áreas montanhosas, dificultando as ações de brigadistas por terra.
Na última sexta-feira, a mineradora divulgou a seguinte nota: “A Vale, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está trabalhando para conter um incêndio na Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas (PA). A Vale disponibilizou recursos físicos e humanos para ajudar a combater o incêndio. Uma equipe de brigada de incêndio construiu aceiros e está equipada com caminhões de combate e bombas costais para evitar que o fogo se alastre. Um helicóptero preparado para combate a incêndio florestal foi mobilizado para dar suporte a esse trabalho, devendo chegar em Carajás na sexta-feira”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Blog, se ainda tiver tempo ligue sua televisão para assistir o incêndio do prédio da Receita Federal em Belém.
Verifique que não há uma escada magirus para combater o fogo, o que seria básico nesse tipo de incêncio, até mesmo porque o fogo parace ter iniciado no oitavo ou nono andar.

Anônimo disse...

Pelas imagens da Rua Garspar Vianna dá pra ver uma escada, mas que só alcança até o sétimo ou oitavo andar, ou seja, não consegue combater o fogo pra cima.