quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fogo avança sem controle na Floresta Nacional de Carajás


Mais de 50 brigadistas, provindos de várias minas da Vale, tentam controlar sem sucesso, desde o final da semana passada, um incêndio que se alastra em larga extensão da Floresta Nacional de Carajás (na foto), uma área de conservação ambiental situada no sul do Pará.
Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Floresta Nacional de Carajás, com cerca de 400 mil hectares, foi criada pelo decreto 2.486, de 2 de fevereiro de 1998. Dentro da área protegida é permitida a exploração mineral.
O incêndio, segundo o Espaço Aberto apurou, teve início na quinta-feira da semana passada e pode ter sido provocado por uma empresa que presta serviços à Eletronorte, fazendo limpeza na área do linhão. Presume-se que, para acelerar o trabalho, foi ateado fogo numa área da floresta.
O clima seco, agravado pela escassez de chuvas na região, fez com que o foguinho virasse um fogão de proporções inesperadas. E o maior problema que tem dificultado o trabalho dos brigadistas é que o fogo agora se dirige para as áreas montanhosas, um obstáculo a mais para a ação dos brigadistas a serviço da Vale.

Um comentário:

Anônimo disse...

Égua, amanhã completa uma semana de fogo na FNC e a Vale e o ICMBio ficam caladinhos da silva. Será que comeram abiu?