segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Movimento quer resgatar OAB do "limbo da credibilidade"

Acabar com os sectarismos, resgatar do limbo a credibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará e elevar a advocacia a um patamar de respeito e dignidade representam e essência do Movimento OAB Mais, que concorre à presidência da OAB-PA na eleição marcada para novembro próximo.
Em manifesto que começou a circular neste último final de semana, o movimento, que é encabeçado pelo advogado Eduardo Duda Klautau, candidato a presidente, menciona trecho de famoso discurso pronunciado por Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau (1902-1983), um dos maiores juristas do Pará, que fez um elogio e, mais do que isso, proclamou uma exaltação à figura do advogado.
“Sinto-me grande, imensamente grande, dentro desta beca. Ninguém, neste mundo, maior do que eu dentro dela. Não por merecimento pessoal. Jamais por virtude própria. Vestido desta beca, estou armado defensor da Lei. Como defensor da Lei, sou Sacerdote do Direito", disse então Aldebaro Klautau, que é avô de Duda, ao discusar, segundo o manifesto, quando foi empossado na presidência da OAB-PA, em 1957. Outras fontes (aqui e aqui) apontam que o discurso teria sido pronunciado no Theatro da Paz, em 1952, por ocasião de solenidade para marcar o centenário da Faculdade de Direito do Pará.
Duda Klautau concorrerá com mais dois candidatos. Um deles é o atual presidente, Jarbas Vasconcelos. O outro é Avelina Imbiriba Hesketh, que encabeça a chapa Pela Honra e Pela Ordem. A seguir, a íntegra do manifesto.

-----------------------------------------------------

Em Defesa da beca como Guarda da Justiça!

“Sinto-me grande, imensamente grande, dentro desta beca. Ninguém, neste mundo, maior do que eu dentro dela. Não por merecimento pessoal. Jamais por virtude própria. Vestido desta beca, estou armado defensor da Lei. Como defensor da Lei, sou Sacerdote do Direito. Como Sacerdote do Direito, sou Guarda da Justiça. Como Guarda da Justiça, sou Arauto da Verdade. Como Arauto da Verdade, aproximou-me intimamente de Deus, que é a fonte única, imanente e eterna da Verdade. Por isso, dentro desta beca, ninguém, neste mundo, maior do que eu!”

Que orgulho de ser ADVOGADO! Que audácia de dizer que ninguém nesse mundo maior que nós, ADVOGADOS!
Em discurso proferido pelo Mestre Aldebaro Klautau, como presidente da OAB/PA em 1957, o “ELOGIO DA BECA” é um marco histórico da advocacia paraense, que nos remete a grandeza e responsabilidade em sermos ADVOGADOS.
Conteúdo, verdade, coragem, independência, representatividade, honradez, dignidade eram virtudes imediatamente associadas ao ADVOGADO.
E hoje?.. Que virtudes são a nós associadas!!??
Vimos nossa Instituição, pouco a pouco, ser relegada ao limbo da credibilidade e da representatividade. Nossa causa e a defesa de nossa profissão foram desvirtuadas.
A postura individualista, a falta de transparência e de priorização às conveniências e pretensões pessoais, permitiram transformar a Ordem em instrumento para satisfação de interesses umbilicais.
BASTA!!!
Chega de grupos sectários, compadrio e partidarização! Essa não é a Ordem que nos espelha.
A honradez de nossa profissão reclama uma OAB + Ética, + Coletiva e + Interativa. É chegada a hora em que até os calmos precisam se envolver na reconstrução do que é nosso e inerente a cidadania brasileira.
Somos ADVOGADOS, merecemos RESPEITO!
É nesse contexto que convocamos todos os ADVOGADOS a participarem desse movimento de resgate da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL e do justo orgulho de ser ADVOGADO, elevando-nos, novamente, ao patamar de:
NINGUÉM NESTE MUNDO MAIOR DO QUE NÓS!

--------------------------------------------

TWITTER: @OABmais
FanPage do FaceBook: OABmais
FACEBOOK: OABmais
Grupo do FaceBook: OABmais
Os participantes do MOVIMENTO estão relacionados nos perfis em redes sociais, acima elencados.

Um comentário:

Tito Klautau disse...

Prezado Paulo, este discurso está, na íntegra, nas páginas 203-218 do livro "O quase nada que fiz ante o muito que eu poderia ter realizado", escrito por meu pai e publicado pelo Instituto de Criminologia do Pará-ICRIP, em 1979, em comemoração aos seus "50 anos de seviço ao Direito".
Foi pronunciado em sessão solene, realizada no Teatro da Paz, dia 01 de março de 1952, comemorativa do cinquentenário da Faculdade de Direito do Pará.
Aldebaro Klautau representava a Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto dos Advogados do Pará.
Um abraço do Tito Klautau