quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

E agora, PT?

No Blog da Professora Edilza Fontes, sob o título acima, em postagem antes de confirmado o apoio de Carlos Bordalo a Alfredo Costa:

O resultado das prévias foi o esperado. Desde o PED de 2009, o quadro político se confirma. No PED de 2009, a DS foi para o segundo turno, com a candidatura da Suely Oliveira, contra a candidatura do Apolônio Brasileiro da PTPV. Suely Oliveira, com muita estrutura foi a primeira, Apolônio o segundo e o vereador Adalberto Aguiar foi o terceiro (ele foi apoiado pela Unidade na Luta e a Articulação Socialista). O resultado do PED é que UNIDADE e AS apoiaram Apolônio no segundo turno, ele foi eleito presidente.
O quadro politico que se configura nas prévias do PT, lembra muito o quadro do PED de 2009. No segundo turno, as prévias do PT, serão decididas por meio de aliança com a AS, a pergunta que se faz, e se a AS fará aliança com Alfredo Costa ? o que iria recompor o campo majoritário do PT, denominado CNB (Construindo um Novo Brasil). 
As eleições das previas do segundo turno, são muitos importantes para correlação de forças internas em Belém. Caso Puty seja candidato do PT em Belém, ganhará visibilidade politica para as eleições de 2014, mesmo que não ganhe a prefeitura de Belém. Alfredo Costa, se for o eleito, também ganhará visibilidade para 2014, mas ficará sem mandato até lá. Para correlação interna do PT, a candidatura que mais unifica, é a de Alfredo Costa. Na minha avaliação, terá o apoio politico da maioria das lideranças, dos deputados estaduais, dos prefeito do PT do Pará.
Não vejo possibilidades da AS, e do candidato Bordalo apoiarem a candidatura de Puty, claro que negociações serão feitas, mas o campo majoritário não está tendo um processo de disputa interna acirrada neste momento, e a unificação entre as três tendencias que compõem o campo majoritário no Pará, é o mais provável. Neste momento todo cuidado é pouco. 
Ao PT, cabe o desafio de construir e apresentar um programa para Belém, que saia do saudosismo e enfrente os desafios de nossa capital. Avalio que a candidatura Alfredo Costa tem grandes possibilidades de ser a candidatura vitoriosa, por ser hoje a candidatura que mais unifica o PT em Belém, e unidade politica é que o PT precisa para enfrentar as eleições em Belém.

Um comentário:

Anônimo disse...

O PT belemense precisa entender que o eleitor majoritariamente que vai escolher o prefeito de Belém não é petista, não tem carteira do partido.Tanto o Alfredo quanto o Bordalo são valorosos,mas não ganham eleição para prefeito,pelo menos nas próximas duas eleições. Essa falta de coerência política e foco para conquistar a prefeitura de Belém, já demonstra que o PT já
entra na disputa perdendo qualquer chance real de assumir a prefeitura.Lamentável...