terça-feira, 24 de janeiro de 2012

No escurinho do cinema, sapatada no cocuruto

Do jornalista Francisco Sidou, sobre a postagem No escurinho do cinema, chulé para cima:

Também já sofri na pele, aliás no "cocuruto", os efeitos danosos dessa falta de educação e de civilidade nas salas de cinemas dos shoppings.
Marmanjo com a namorada se aboleta na poltrona de trás e solta a perna com sapato e tudo na poltrona da frente, onde inadvertidamente me encontrava. Levei uma sapatada e, ao olhar pra trás, sabe o que ele me disse?: "Desculpa aí, amigo, foi mal..." Tão somente. Para não levar outrada sapatada, mudei de lugar escolhendo uma poltrona onde não havia ninguém sentado atrás.
Concordo com o anônimo: os pais e mães, notadamente os da chamada classe média, estão precisando urgentemente reciclar seus procedimentos e suas táticas de educação doméstica. Nenhuma escola do mundo vai ensinar marmanjos a se portarem como cidadãos responsáveis se eles não receberam lições de civilidade e boas maneiras em casa quando petizes.
 Cavalos, com certeza, são mais civilizados, caro PB, do que alguns jovens "bem nascidos" e "malcriados" que se acham intocáveis porque em casa seus pais sempre fizeram suas vontades, sem dizer aquele didático não quando preciso. Crescem voluntariosos, pretensiosos e mal educados. Não costumam se dar muito bem sempre, pois acabam encontrando quem lhes dê nas ruas as lições de vida que não receberam em casa.

Nenhum comentário: