quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O péssimo Ibope do MST

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já disponibilizou em seu site a íntegra da pesquisa que encomendou ao Ibope, para aferir a visão da sociedade sobre os sem-terra.
E o resultado da pesquisa mostra que a visão da sociedade sobre o MST é péssima.
É devastadoramente péssima.
Na opinião de 92% dos entrevistados, as invasões são consideradas ilegais e 75% repudiam esta iniciativa como principal solução para obtenção de terras para produção agropecuária e assentamento de famílias.

Clique aqui para ver todos os números da pesquisa.

4 comentários:

Anônimo disse...

É brincadeira essa pesquisa, né?! É como se o Obama mandasse fazer uma pesquisa sobre Fidel, ou vice-versa.

Anônimo disse...

Veja a análise do 5a. Emenda:

Pesquisas de Opinião são como Bom-Bril: "tem mil e uma utilidades".
Segundo a pesquisa Ibope/CNA: 92% condenam ocupações do MST, e "a maioria dos brasileiros considera ilegal a invasão de propriedades". É mesmo? Não, não é!
Foram 2 mil entrevistados que responderam a um número x de perguntas, e sobre um assunto que não está ao alcance dos entrevistados resolver, só podem opinar.
A pesquisa foi encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o intuíto de checar a imagem do MST.
Primeira pérola: 90% dos consultados revelam que são favoráveis à causa da reforma agrária, mas sem violência ou invasão de terras. Para 85% o direito de propriedade privada é essencial ao País e, 77% acreditam que os que já possuem propriedade hoje, tem o direito de escolher se quer ou não produzir nela.
Porém, 58% dos entrevistados considera que o movimento é legítimo porque são trabalhadores querendo terra para trabalhar e morar, mas que não têm condições de pagar por ela.
___________
Segunda pérola: ao falar do MST, 69% dos entrevistados ligam o movimento a invasões, 53% a atos de violência, 38% à luta por direito, 32% à reforma agrária e 26% à desobediência. A pesquisa aponta ainda que 54% das pessoas ouvidas atribuem os conflitos no campo ao MST.
A soma dos 38% que ligam o movimento à luta por direitos, mais os 32% que ligam o movimento com a reforma agrária, totalizam 70%. Os 26% ligados com a desobediência, nada acrescentam à imagem do MST, pois o conceito de desobediência civil está ligado às ações dos movimentos sociais.
_______
A maior contradição da pesquisa: 70% dos entrevistados responderam que a organização prejudica o desenvolvimento econômico e social, a geração de empregos, os investimentos nacionais e estrangeiros e a imagem do Brasil no exterior. Ou seja, como se trata de uma questão na qual os entrevistados não dominam o tema, e são informados apenas pelos mídias, ela reflete os pontos nos quais os mídias conseguiram influenciar, de forma mais efetiva, a opinião dos entrevistados. No geral, o MST está muito bem na foto.
________________
Agora veja qual foi a manchete do Diário do Pará on line:

Ibope/CNA: 92% condenam ocupações do MST
_____
Esse tipo de 'Pesquisa de Opinião' tem a função de formar 'a opinião'.
Postado por Marise Morbach às 19:00 7 comentários Links para esta postagem

Obs: Não reproduza a pseudo grande mídia, caro Paulo, não reproduza. Vc é muito inteligente para isso.

AS FALAS DA PÓLIS disse...

O espaço é muitas vezes espelho e porque não?!

No entanto, interpretar a notícia é como poder ler a realidade, precisamos de elementos educadores e qualquer pessoa com o mínimo de formação neste país sabe as mazelas que a exploração capitalista impõe às classes populares e estas quando reagem sem dúvidas sabem que ão serão abençoadas pelas coroas do reino.

Jimmy.

Anônimo disse...

Será que só a ilegalidade da maioria dos atos do MST já não confirmam o resultado da pesquisa? Olha que o percentual que concorda, deve rezar na mesma cartilha.