quinta-feira, 30 de abril de 2009

Belém fora da rota da gripe

No AMAZÔNIA:

O secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Gerson Penna, descartou a possibilidade de gripe suína em Belém, isso porque segundo ele, Miami não está entre as cidades consideradas de risco. 'O México é o único país em que todas as cidades são consideradas de risco. Em outros países, como os Estados Unidos, apenas as cidades em que há casos confirmados ou sob monitoramento são arriscadas', afirmou ontem durante a videoconferência realizada no prédio da Superintendência Regional do Ministério da Saúde no Pará.
A afirmação do secretário fez com que Ana Helfer, coordenadora de Estado de Vigilância em Saúde, festejasse em seu assento. Terça-feira, durante entrevista coletiva, a coordenadora se antecipou ao secretário do Ministério da Saúde ao declarar que o paraense que chegou dos Estados Unidos na última semana 'nem deveria ser notificado como suspeito já que a região de destino dele não está entre as áreas afetadas daquele país', declarou.
Além das dúvidas a respeito das áreas de ação do vírus, Penna respondeu às perguntas sobre sintomas da doença, formas de tratamento, isolamento de pacientes e materiais de segurança para os profissionais da área de saúde que lidarão diretamente com os possíveis infectados pela influenza suína. Participaram da videoconferência, em Belém, técnicos das secretrarias de Saúde municipal e estadual.

Nenhum comentário: