quinta-feira, 30 de abril de 2009

Caso de meningite faz colégio Pedroso suspender aulas

No AMAZÔNIA:

Depois que uma aluna do Colégio Pedro Amazonas Pedroso, do bairro do Souza, em Belém, foi afastada por oito dias das atividades escolares com o diagnóstico de meningite, a direção da escola estadual, resolveu suspender as aulas desde a tarde da última terça-feira como medida de prevenção. Cerca de 5 mil alunos que estudam nos três turnos continuam sem aulas, que só devem ser retomadas depois que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) enviar técnicos que afastem qualquer risco de contaminação.
Para a diretora da escola, Dirce Pinto, e determinação de suspender as aulas foi apenas para evitar qualquer problema de saúde com os alunos, já que ela somente ficou sabendo do caso da aluna depois que a família da jovem procurou a direção para apresentar o atestado médico. 'Ela estava ausente das aulas. E quando a mãe apareceu, para minha surpresa, o atestado apresentou meningite meningocócica', explicou a diretora.
Diante da situação, a diretora contou que solicitou uma visita de técnicos da Sesma para fiscalizarem as dependências da escola. No entanto, ninguém apareceu. 'Além de precisar de orientação, gostaria que o órgão nos desse, ao menos, um retorno, mas nem isso', reclama a diretora.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a sua Divisão de Vigilância Epidemiológica foi notificada do caso no Pedro Amazonas Pedroso, mas, como todo o período da doença foi passado longe da escola, a Vigilância realizou a quimioprofilaxia (pós-exposição) dos contatos, conforme preconiza o protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário: