O pau quebrava em Igarapé-Miri, no início da madrugada desta segunda-feira.
Até há pouco, por volta das 2h da madrugada, manifestantes já haviam tocado fogo o Fórum da cidade e se dirigiam aos prédios da delegacia de polícia e da prefeitura, para também destruí-los.
Informações não confirmadas davam conta de que, nos tumultos, uma pessoa já havia morrido e outras duas estavam feridas.
Moradores residentes às proximidades do Fórum em chamas externavam sinais de desespero, diante da possibilidade de suas casas também pegarem fogo.
Sabem qual o motivo do quebra-quebra?
A causa mais geral é a violência crescente no município. A causa imediata, o assassinato de um idoso de 64 anos.
E aí?
E aí que, se admissíveis razões como essas para que se desencadeiam depredações em série, então Belém seria uma cidade sob escombros - sem fórum, sem delegacias de polícia, sem prefeitura e outros equipamentos públicos. Porque aqui a violência também não encontra limites.
Revoltados com a violência, todos estamos.
Estamos justamente revoltados.
Mas entre a revolta e a depredação do patrimônio público vai uma grande distância.
Um comentário:
Sintomas de um Estado-doente gravíssimo que, entra governo e sai governo, não vem sendo tratado com a seriedade que a "doença" requer.
Quando muito, comprimidinhos e/pílulas pseudo-milagrosas tipo compras de carros novos e até troca de padrão de fardamento para a polícia!
Tratam de debelar a "febre" ao invés de atacar na "infecção generalizada" que é a questão da segurança pública em nosso estado!
Agora, já se vai quase 2 anos,entrou um tal governo da mudança: trocaram apenas o tipo da "aspirina".
Tudo igual; apenas os bandidos se distanciaram ainda mais da polícia capenga.
Resta rezar. Será?
Postar um comentário