quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Paraense de Santarém lança CD com poemas musicados de Lorca


O templo do livro em São Paulo, situado no amplo e renovado espaço que ocupa em plena Avenida Paulista, reservará um de seus altares para que todos se rendam em devoção ao canto lírico, à música e à poesia. Para que todos, enfim, reverenciem a arte e a vivacidade de espírito de uma paraense de Santarém.
Renée Fonna Sizudo estará nesta quinta-feira, a partir das 19h, na Livraria Cultura – a melhor livraria da maior cidade do País – para interpretar poemas de Federico Garcia Lorca que estão CD "Sizudo-Lorca", com 11 poemas do poeta e dramaturgo espanhol. Poemas que ela mesma musicou.
Cantora lírica, professora, poetisa e artista plástica, Renée nunca esquece suas raízes. Não deixa nunca de mencionar, por exemplo, que iniciou seus estudos de piano em Santarém e começou a compor aos 12 anos de idade. E muito menos deixar de registrar – com ênfase, inclusive – que quando veio para Belém foi aluna da renomada cantora lírica Maria Helena Cardoso, no Conservatório Carlos Gomes.
Reneé, em sua família, não está e nunca esteve sozinha no mundo das artes. Seu pai, Apolônio Fonna, também artista plástico, foi o primeiro fotógrafo de Santarém. Sobre ele, a antropóloga gaúcha Ligia Simonia tem prontinho para ser impresso um livro com belas fotos e uma reveladora biografia do fotógrafo. Ainda não publicou a obra porque não encontrou patrocínio.

Arte em família
João Fonna, tio de Renée, foi exímio violonista em Santarém. Raimundo Fonna, seu tio, foi maestro e flautista dos melhores. Foi contemporâneo do também maestro Agostinho Fonseca, pai do maestro Wilson Fonseca, o Isoca, um dos mais consagrados talentos da música santarena e paraense, reconhecido inclusive no Exterior.
A própria Renée, em contato com o blog por telefone, ontem à tarde, relembrou com saudade que ela ainda teve o privilégio de fazer-se acompanhar ao piano pelo próprio Isoca, nas sessões de arte e em grandes eventos no Centro Recretativo, o clube da elite mocoronga.
Além do pai Apolônio e do tio Raimundo, um outro tio de Renée, José Fonna, tocava saxofone e foi músico do Exército no Rio de Janeiro, onde faleceu. As irmãs de Renée, todas elas, também mostraram pendores para as artes. É o caso de Íris, que reside no Rio e, além de grande folclorista, é pianista.
O início da carreira de Renée lapidou-lhe os talentos e permitiu-lhe evoluir para um outro privilégio que ela ostenta com justificável orgulho: o de ser a única mulher paraense efetiva dos corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo, onde atuou por três décadas no Coral Paulistano.
Pois o canto lírico e o amor à poesia levaram Renée Fonna Sizudo a descobrir Federico Garcia Lorca, o grande poeta executado com um tiro na nuca pelos nacionalistas, em 1936, durante a Guerra Civil espanhola. A arte fez Renée e Lorca um para o outro. Ela sempre foi apaixonada pela obra dele. O refinamento musical dela coube como uma luva na poesia dele – e vice-versa. A poesia dela e a música dela se juntaram numa simbiose que não poderia – e nem deveria ficar sem um registro.
Mas o registro que se impunha não poderia ser um registro qualquer, porque as artes de Renée e Lorca alcançaram projeção suficiente para merecer um tratamento que dê relevância aos sentimentos e à vastidão de sentidos que só a boa música e a boa poesia podem proporcionar.
“Esse encontro entre a música de Renée Sizudo e a poesia de Lorca é uma dessas alegrias que não se explica. A melhor maneira de traduzir esta verdadeira epifania é a música você vai ouvir neste histórico CD”, resume o escritor Elcio Fonseca, que assina uma apresentação no convite que Renée, gentilmente, mandou aqui para os seus amigos do Espaço Aberto.
Fonseca permite-se uma confissão: “Conversando com a autora, ela me confessou que queria mais do que simplesmente gravar um CD. Seu desejo era deixar para a posteridade um registro desse encontro que nasceu para ficar, porque regido pelo signo da poesia e da música, faces de um mesmo diamante, elementos de uma mesma linguagem – a do amor, que nos aproxima, une e espanta”, diz o escritor.

Entre o rio e a floresta
A pesquisadora Nilcéia Baroncelli nota que René Sizudo, ao “transcriar” musicalmente 11 poemas de Lorca – entre os quais “Baile”, Canción” e Confusion” –, “revela um aspecto que é substrato tanto em sua obra musical quanto na obra do poeta: a paixão. “Paixão que se desvela e revela, marca da terra onde ele nasceu, a Espanha, especificamente a luminosa Andaluzia, esta também nos limites entre os mundos árabe e cristão.”
A pesquisadora nota que, assim como a Andaluzia de Lorca está nos limites entre dois mundos, “Renée, nascida entre rio e floresta, em plena Amazônia, escolhe, como musicista, transcriar tanto o universo de sua infância e juventude, em canções das quais fez as letras, como homenagear outros poetas”.
Com todas essas credenciais, quem tiver a ventura de assistir ao lançamento do CD "Sizudo-Lorca", nesta quinta-feira, na Livraria Cultura, deverá experimentar o que o poeta Paulo Bonfim escreveu sobre Renée Sizudo: “Este momento [o do lançamento] de beleza certamente habitará o coração daqueles que acreditam que a poesia e a música podem salvar o mundo.”

Nenhum comentário: