quarta-feira, 16 de março de 2011

Porte garante que mandou vistoriar seus edifícios

A Porte Engenharia garante que, na segunda-feira seguinte ao desabamento do edifício Real Class, em 29 de janeiro passado, deu início a uma vistoria em seus edifícios para verificar eventuais problemas, uma vez que o calculista de suas obras foi o engenheiro Raimundo Lobato da Silva, também responsável pelos cálculos estruturais do edifício que caiu.
Ontem de manhã, o Espaço Aberto informou que Lobato, além de ter calculado três prédios da Real - o Real Class, o Real One e mais um outro, situado próximo à Praça Brasil -, também foi o profissional contratado para fazer o mesmo serviço em muitos outros edifícios de Belém, inclusive todos os da Porte Engenharia.
Na mesma postagem, o blog informou que remetera à direção da Porte Engenharia, via agência de publicidade que detém a conta da empresa, um e-mail questionando quais as providências que a empresa a construtora, cautelarmente, depois do desabamento do prédio na travessa Três de Maio, em São Braz.
Na tarde de ontem, o publicitário Ivo Amaral transmitiu ao poster, por telefone, os esclarecimentos que recebeu do diretor da Porte, Ernane Guilhon, garantindo não apenas que mandou fazer uma vistoria nos prédios da construtora, como constatou que nenhum deles apresentava qualquer deformidade capaz de denunciar algum problema decorrente de falhas no cálculo estrutural.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tem é que refazer os cálculos, porque ainda dá tempo de consertar, se for o caso!
cadê o Ministério Público!

Anônimo disse...

Caro Paulo, Esta resposta é muito simplista! O Real Class també não apresentava nenhuma " deformidade capaz de denunciar algum problema decorrente de falhas no cálculo estrutural ". Mas o CALCULO ESTAVA ERRADO, segundo o Laudo da Equipe de Professores da UFPa ! O Real Class desabou por COLAPSO, ou seja, sem AVISO ( rachaduras, fissuras, etc..). O importante é rever o CALCULO dos Edificios que estão habitados e verificar se estão corretos, ou se haverá necessidade de Reforço. Pois em caso afirmativo, quem irá arcar com os custos dos reforços ? Ou será que todos ( Construtoras envolvildas, CREA, Ministerio Publico ) irão esperar outra ventania para PODER acontecer ou não um desastre ainda maior ? A simples VISTORIA não resolve, os CALCULOS ESTRUTURAIS tem de ser revistos!

Anônimo disse...

Não sou da área, mas o anônimo das 10:08 tá coberto de razão. Tem que rever os cálculos; mais do que isso, tem que publicar o resultado.

Anônimo disse...

Prezado Senhor, sou morador do Edifício Constanza feito pelo Porte Engenharia e afirmo que esta referida empresa não realizou nenhuma vistoria em nosso prédio. Isso é mentira deles, por sinal até hoje nosso condomínio encontra-se com pendências de reparos que eles deveriam ter feito antes da entrega, inclusive tivemos conhecimento de que vários condomínios de prédios entregues pela Porte Engenharia já entraram com ações judiciais contra ela por problemas de acabamento. Já estamos acionando a nossa síndica pra entrar em contato com eles sobre essa notícia e tomarmos as devidas providências. Fiquei surpreso ao saber que o nosso prédio foi calculado pelo mesmo engenheiro do edifício Real Class. isso precisa ser divulgado e todos o condomínios de prédios construídos pela Porte Engenharia cobrarem dessa empresa uma vistoria técnica da cosntrução.

Anônimo disse...

Caro amigo. Moro no Edificio Monte Vareze, localizado na Lomas Valentinas 1354 e contruido pela PORTE afirmo ser mentirosa a afirmação de que vistoriaram seus predios. Só se eles não nos consideram mais. Temos sim uma ação ajuizada na justiça cobrando da Porte varias alterações feitas no projeto após sua aprovação: o predio foi entregue sem os muros (usa os muros dos vizinhos); não nos entregaram até hoje (sete anos) o gerador eletrico que constava na escritura; não há saida para agua de chuva no ultimo andar proporcionando inundação da casa dos elevadores; o piso da garagem afundou com o peso dos carros. Estes são apenas alguns vícios deixados pela construtora.

Amauri Luz disse...

Prezado Paulo,
Comprei um apartamento, onde resido com minha, no edifício Constanza, construído pela Porte Engenharia,e, infelizmente, constato agora a falta de seriedade dessa construtora, mais uma vez, quando diz que após o sinistro do prédio da Real, fez vistorias nos prédios cujos cálculos foram feitos pelo engº Raimundo Lobato. Além dessa mentira irresponsável, fica patente que as obras da Porte são bonitas por fora e problemáticas por dentro. Pois aqui no Constanza, tanto quanto nos outros prédios, como deixam claro os comentários aqui postados, as porcarias são muitas. E o pior de tudo isso é a negligência dessa construtora quando instada a sanar tais problemas; abusa da paciência da gente, como se nos desafiasse a buscar amparo na justiça, certamente apostando na impunidade.
Atenciosamente.
Amauri Luz

Anônimo disse...

O Amauri está certo.
Buscar a Jutiça é exatamente o que esse pessoal quer, porque sabe que uma pendenga dessa natureza leva anos para ser resolvida.
Tivéssemos uma Justiça rápida, eficiente e justa, a coisa seria bem diferente.
Eles apostam na impunidade mesmo. E o pior é que quase sempre ganham.
Sugiro uma forma inusitada de reclamação: já que essse pessoal não dá a mínima para as reclamações, que os condomínios as façam em matérias pagas de jornais de grande circulação. Em virtude da divulgação ampla, e para evitar propaganda negativa, certamente tomarão providências.
Roberto.