terça-feira, 15 de março de 2011

Engenheiro calculista assinou obras da Porte Engenharia


O engenheiro Raimundo Lobato da Silva foi o profissional responsável pelos cálculos estruturais de edifícios erguidos em Belém pela Porte Engenharia, uma das empresas mais conceituadas do Estado, responsável pela construção de vários prédios destinados à faixa de renda classe A.
Um dos edifícios é Nîmes, na rua Domingos Marreiros, entre Generalíssimo e 14 de Março, com ambientes como o da foto lá do alto, pinçada do próprio link de vendas da Porte Engenharia. Outro edifício da construtora que teve o engenheiro como calculista é o Belize, situado na Boaventura, também entre Generalíssimo e 14 de Março, e está quase pronto, como se vê na foto acima, igualmente pinçada do site da Porte Engenharia.
Conforme laudo produzido por sete professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e divulgado na última sexta-feira, o desmoronamento do edifício Real Class, no dia 29 de janeiro passado, foi motivado por erros de cálculo.
Lobato foi o engenheiro calculista do prédio. Em declarações que tem prestado a partir da divulgação do trabalho dos professores da UFPA, ele desqualificou o trabalho dos professores da UFPA, por não considerá-lo oficial, e disse que o prédio Real Class chegou a apresentar problemas técnicos na fundação.
No final da tarde de ontem, o Espaço Aberto encaminhou à direção da Porte Engenharia, por intermédio da agência publicidade que cuida da conta da empresa, duas perguntas bássicas.
1. Quantos edifícios da Porte, exatamente, foram calculados pelo engenheiro Raimundo Lobato.
2. Se a Porte vai adotar alguma providência - como, por exemplo, a revisão de calculos dos prédios com construção em andamento -, depois dos resultados a que chegou o laudo da UFPA.
Até divulgar esta postagem, a Porte não respondeu às indagações.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bemerguy,

A revisão desses cálculos deveria ser imediatamente providenciada por essas construtoras, que se não fizeram devem ser obrigadas a isso pelo Ministério Público, pois há interesses difusos envolvidos.

Doralice Araújo disse...

Blogueiros atentos e compradores de imóveis em Belém devem ficar atentos ao tema, Paulo. Mesmo de longe acompanho a sequência dos fatos decorentes do desmoronamento do Real Class, aí na saudosa capital paraense.

Abraço; grata pelas informações fornecidas pelo Espaço Aberto.

Anônimo disse...

Caro Poster,

Esse mesmo Lobato é o calculista responsável por todos os imóveis lançados pela ACMX , do empresário Andrei Morgado, dentre eles o Residence Sotto e o Residencial San Telmo , este último na Mauriti, sendo 2 aptos. por andar. As perguntas que vc fez para a Porte também devem ser respondidas pela ACMX .Neste caso até parece que a ACMX já andou fazendo reforços, por quê? Com base em que ?

Meu amigo, a coisa vai longe ....

Anônimo disse...

Alguém sabe quem é o calculista do "Chácaras Montenegro", da Status Construções, em obras na avenida Augusto Montenegro???

Comprei apartamento lá e fiquei com medo agora.

Nobre disse...

E os orgãos públicos ? Prefeitura, porque aprovou estes projetos. Sei não, para mim estão colocando a seringa no coitado do calculosta, é o lado mas fraco. Moro em prédio da Porte, não tem uma parede rachada, nada. E uma ventania maravilhosa. E o material, porque o MP ainda não divulgou que o cimento utilizado foi IMPORTADO por preço BARATO. Tem muita coisa que vai aparecer ainda. querem que o coitado do calculista pague o pato.

Anônimo disse...

A vantagem é que não sou a classe "A". Prefiro ser mortal. Prefiro ser da classe "flex", aquela que come de tudo, paga seus impostos em dia e tem o cartão gente boa.

Anônimo disse...

Lindo o predio!Moro num dos predios da Porte Engenharia e admito que a construtora executa seus projetos com muito profissionalismo e competencia.Valoriza linhas arquitetonicas modernas e diferenciadas e acima de tudo, entrega no prazo contratual.
Parabens Porte!Continuem assim!

Anônimo disse...

Anonimo, e agora? Ainda espera que a PORTE continue assim? Esta tranquilo?