quinta-feira, 17 de março de 2011

Porte retira placas que mencionavam nome de engenheiro

A Porte Engenharia retirou da frente de alguns de seus edifícios em construção, em Belém, as placas que incluíam o nome do engenheiro calculista Raimundo Lobato da Silva entre os responsáveis pelas obras.
Conforme o Espaço Aberto informou na última terça-feria, Lobato foi o responsável pelos cálculos de todos os empreendimentos da Porte Engenharia.
Na sexta-feira da semana passada, um laudo produzido por sete professores da UFPA identificou os erros de cálculo de Lobato como a causa que fez desmoronar o edifício Real Class, em São Brás. O engenheiro admite que errou ao não prever a ação dos ventos, mas também diz que havia problemas na fundação do edifício.
Um dos prédios que teve as placas retiradas é o Nîmes, que fica na rua Domingos Marreiros, entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março, uma das áreas nobres do bairro do Umarizal.
Dois engenheiros ouvidos pelo blog informaram que a presença de placas nominando os responsáveis por obras civis são obrigatórias. O que se acredita é que as empresas que tiveram Lobato como calculista de suas obras estejam refazendo as placas, que já trarão, provavelmente, o nome de um novo engenheiro calculista responsável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas rapaz, assim é demais!! É muito cinismo! Quer dizer então que basta tirar o nome da placa e está tudo muito bem? Acabou de ser lançado o corretivo calculator tabajara! É muita irresponsabilidade. Enquanto isso o Crea segue sem rumo à dizer bobagens que em nada ajudam o processo. Apenas para jogar lenha, chamo atenção para o fato de que com a verticalização criaram-se diversos corredores de vento que talvez potencializem as tempestades que não foram consideradas no cálculo. Será que precisamos avisar aos ilustres engenheiros que estão lucrando e muito com o boom imobiliário, que em Belém temos tempestades amazônicas?
E a tese do raio à la changemen? Saiu de fininho?
Sinceramente, está na hora de sermos mais exigentes e cobrarmos seriedade e respeito de quem capricha na propaganda e se esquece do produto. De nada adiantam esses nomes pseudo-sofisticados se o prédio é recheado de falhas grosseiras. Menos marketing e mais qualidade!!!