No AMAZÔNIA:
Pelo menos 800 caranguejos foram apreendidos ontem pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) na Feira da Batista Campos no último dia do terceiro período de defeso da espécie no Estado. Os crustáceos estavam sendo comercializados por um feirante em uma das barracas da feira itinerante, que funciona somente aos finais de semana, na avenida Conselheiro Furtado, esquina com a avenida Serzedelo Correa. As ações realizadas pelo órgão e Delegacia de Meio Ambiente (Dema) já apreenderam até ontem no município 4 mil caranguejos.
O diretor de Feiras, Mercados e Portos da Secon, Luiz Carlos Silva, disse que o feirante alegou desconhecimento da portaria Nº 006/10, que proíbe e prevê sanções para quem comercializar o caranguejo-uçá no município durante a época de reprodução da espécie. O feirante resistiu na hora da apreensão e a fiscalização acionou uma guarnição da Guarda Municipal (Gbel). As oito sacas com caranguejo foram apreendidas e doadas aos abrigos João de Deus e São Vicente de Paula.
O feirante que vendia irregularmente o crustáceo durante o período de defeso teve as suas atividades suspensas e no próximo fim de semana, quando a feira itinerante da Batista Campos voltar a funcionar, não poderá instalar o ponto de venda, de acordo com o diretor. 'Ele teve as atividades suspensas e pode ter o termo de permissão de uso do espaço público cancelado em definitivo se voltar a vender caranguejo vivo durante o defeso', esclareceu.
O terceiro período de defeso neste ano do caranguejo-uçá começou no último dia 15. A venda ilegal está sendo combatida por fiscais da Secretaria de Economia nas feiras livres e mercados de Belém, com fiscalização fixa nos principais pontos de venda como o Ver-o-Peso, Feira da 25 de Setembro e Mercado de São Brás.
A próxima etapa de reprodução do caranguejo-uçá no Estado será de 1º a 6 de março. Haverá ainda outras duas etapas da reprodução da espécie, de 16 a 21 de março e de 31 de março a 5 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário