No AMAZÔNIA:
O arrombamento da sala vip, do Cerimonial e do plenário da Câmara Municipal de Belém foi confirmado ontem, por volta das 13h, por peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A perícia foi ao prédio da Câmara e confirmou que as portas foram forçadas e violadas, ratificando a informação publicada ontem no jornal Amazônia, que possui as imagens da ocorrência.
O arrombamento aconteceu na sala onde José Priante (PMDB) participou, anteontem, de cerimônia de 'posse' conduzida pelos vereadores do PMDB José Scaff, Bispo Rocha, Henrique Soares e Vanessa Vasconcelos. Também participaram da 'posse' Carlos Augusto Barbosa (DEM); Evaldo Rosa, o 'Cobrador Pregador', e Augusto Pantoja (PPS); e Alfredo Costa, Adalberto Aguiar e Otávio Pinheiro (PT).
A sala vip foi arrombada no início da tarde de anteontem, depois que o vereador José Scaff decidiu dar posse ao segundo colocado nas eleições de 2008. Ele argumentou que a posse de Priante era obrigação da Câmara, para dar cumprimento à sentença judicial do juiz Sérgio Lima, que já havia sido derrubada por liminar acatada em ação cautelar interposta pelo advogado Sábato Rossetti, que defende o prefeito de Belém, Duciomar Costa, mantendo-o no cargo.
Raimundo Cosmo do Carmo Saraiva, que atua na segurança da Câmara Municipal de Belém, foi quem registrou o episódio às 16h19 da última segunda-feira, na Unidade Policial do Marco. O relato gerou o Boletim de Ocorrência nº 00014/2009.009494-5, no qual denuncia o arrombamento da sala de reuniões da Casa, conhecida como sala vip, local onde ocorreu a 'posse' do candidato peemedebista.
O delito praticado, segundo a polícia, caracteriza-se como crime contra o patrimônio e assim foi enquadrado no boletim de ocorrência. O arrombamento foi efetivado pela empresa Chaveiro Paulista, que funciona na avenida Governador José Malcher. O chaveiro André foi quem fez o atendimento. Ele teria sido chamado pelo vereador José Scaff e esse é o novo rumo que a investigação policial vai tomar.
As imagens gravadas mostram que o chaveiro força com uma ferramenta a porta da sala vip e rompe o cadeado. Uma vez aberta a sala, os dez vereadores da oposição entram com José Priante e Zeca Pirão, mais advogados e correligionários do PMDB para a 'posse' de Priante.
O arrombamento ficou caracterizado não apenas pela violação das portas, mas por descumprimento da Portaria 0933/2009, do presidente da Casa, vereador Walter Arbage (PTB), que decretou ponto facultativo e, por isso, não havia expediente no Casa.
As imagens exclusivas mostram o chaveiro executando o serviço, enquanto a vereadora Vanessa Vasconcelos sai do banheiro e o vereador José Scaff passa por ele apressado. O vídeo mostra o cadeado do alto da porta totalmente quebrado.
Com a porta finalmente aberta, Scaff lidera a entrada na sala vip, convocando os vereadores Bispo Rocha (PMDB), Henrique Soares (PMDB), Carlos Augusto Barbosa (DEM), Vanessa Vasconcelos (PMDB), Evaldo Rosa, o 'Cobrador Pregador' (PPS), Augusto Pantoja (PPS), Alfredo Costa (PT), Adalberto Aguiar (PT) e Otávio Pinheiro (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário