sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sentença determina afastamento já. Agora, é com o TRE.

O teor da sentença do juiz Sérgio Lima, da 98ª Zona Eleitoral, que condenou à perda de mandato o prefeito de Belém, Duciomar Costa, e seu vice, Anivaldo Vale, começa a ser conhecido aos poucos.
O dispositivo da sentença – ou seja, a sua parte final, bem lá no finalzinho – é breve.
O magistrado, além de cassar o registro das candidaturas – com a consequente perda dos mandatos de ambos -, aplica multa de R$ 50 mil para o vice-prefeito e de R$ 50 mil para a coligação pela qual foi eleito. Duciomar não foi multado porque já havia sido antes.
E a sentença, além disso, determina que Duciomar seja imediatamente afastado do cargo e que a Câmara de Belém emposse o segundo colocado, José Priante (PMDB), e seu vice Zeca Pirão.
A questão, agora, se desloca para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que com certeza, conforme já adiantou, será chamado a ser pronunciar sobre um pedido de Duciomar, para que permaneça no cargo até o julgamento do mérito do recurso.

ATUALIZAÇÃO ÀS 14H40:

O advogado do prefeito Duciomar Costa, Sábato Rosseti, informou há pouco, por telefone, que na segunda-feira ingressará com recurso perante o TRE, pedindo a reforma da decisão do juiz da 98ª Eleitoral, Sérgio Lima, que casou o mandato do gestor por abuso de poder econômico.
Ao mesmo tempo, segundo Sábato, os advogados do prefeito ajuizarão uma ação cautelar, pedindo que o recurso tenha efeito suspensivo. Com isso, pretende-se que Duciomar só tenha o mandato efetivamente cassado se o recurso, quando julgado, eventualmente não obtiver provimento.
Sábato lembrou que o TRE, em casos do gênero, tem concedido a cautelar, assegurando ao gestor cassado o direito de permanecer no cargo até decisão posterior da Corte. “Já aconteceu isso nos casos de cassação dos prefeitos de Chaves, São Domingos do Capim e Medicilândia, entre outros”, lembrou o advogado.
O advogado enfatizou que até a publicação da sentença no Diário Oficial e a intimação do prefeito, provavelmente na próxima segunda-feira, Duciomar não poderá ser compelido a sair do cargo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Pergunto aos juristas: se o Priante for empossado, vai poder se candidatar ao governo?

Anônimo disse...

Poxa, e as "obra$ e$truturante$"?
Irão parar?
Como viveremos sem elas??!!!
E logo agora que ele prometeu "direcionar o foco para a saúde municipal", poxa!

atenção: esse texto é de humor negro, não deve ser levado a sério, tal qual as atividades fantasmas do prefeito (viva!) cassado.

Anônimo disse...

claro que sim. Ele deve se afastar seis meses antes do pleito para governo do Estado, caso seja candidato.

Anônimo disse...

vai ser igual ao processo do jatene
governou e nem chegou a ser julgado

Anônimo disse...

O Pirante não assumirá. Quem assumirá será o Pirão. Aquele homem que joga aterro nas periferias. E tenho dito: Pobre Belém!

Renato disse...

Até agora (18:45) nem um sinal de comentário no TWITTER do Dudu

Anônimo disse...

Nesse sentido a Ana Júlia também usa a máquina pública para campanha, vejam o caso dos Kits escolares, um milhão de camisas, agendas e mochilas com a logomarca do governo. Já pensou se ela não se reeleger? quer dizer que esse material vai todo pró lixo(nosso dinheiro, será que também não é propaganda o que o governo está fazendo? e porque será que nehum partido se pronuncia a respeito disso?

Anônimo disse...

porque estão esperando a campanha chegar oficialmente
será uma das piores campanhas em nivel de baizaria
será uma campanha esclarecedora
os eleitores terão a oportunidade de conhecerem todos os candidatos ,suas ações e conduta
pois será tiro cruzado
quem tiver telhado de vidro que se aventure,pois se não tiver o poder da mídia não se elege
principalmente os blogs, onde a vida do candidato é posta na vitrine

Bia disse...

Caríssimo,

neste momento, não importa quem assume, quantos dias vai durar a punição, quem se beneficia diretamente com isso.

Eu tô comemorando!

Abração