domingo, 6 de dezembro de 2009

Campanha contra o câncer realiza atendimentos

No AMAZÔNIA:

Quase 300 pessoas receberam atendimento dermatológico gratuito na 11ª Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Pele, realizada ontem no Hospital de Clínicas Gaspar Viana. O evento foi realizado em 23 Estados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), para alertar as pessoas sobre como evitar e diagnosticar o câncer.
Uma equipe de médicos dermatologistas ofereceu consultas, pequenas cirurgias e biópsias, das 8 às 16 horas, no ambulatório do hospital. A ênfase das consultas estava na importância do uso diário de protetor solar. De acordo com pesquisa feita com os pacientes que passaram pelo hospital, Belém provavelmente continuará sendo a capital que menos usa o protetor, assim como foi atestado no ano passado, afirma a presidente da SDB no Pará, Maria Elizabeth Constante. 'Em todas as consultas pelo Brasil é perguntado sobre o uso do protetor solar. Esse ano, de novo, quase ninguém disse usar com regularidade', lamenta a médica. No ano passado, 65,4% das pessoas examinadas confessaram tomar sol sem proteção.
A campanha também serviu para ensinar como a população deve facilitar o diagnóstico precoce do câncer. 'A gente tem que ficar de olho nas manchas ou sinais que se modificam, crescem ou sangram. Nesses casos, é importante ir ao médico verificar se não há nada de errado', diz a dermatologista.

Nenhum comentário: