sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Servidores da Justiça param por reajuste salarial

No AMAZÔNIA:

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) fizeram uma paralisação, ontem, para reivindicar, entre outras coisas, reajuste salarial de 12%. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário do Pará (Sinjep), Armando Soares, servidores do órgão de Belém e de várias comarcas do interior cruzaram os braços em adesão ao movimento, que reivindica uma extensa pauta com 15 pontos de reivindicações. A direção do TJE se reuniu, na manhã de ontem, com a direção do sindicato e está marcada para a próxima quarta-feira, 19, uma nova reunião para discutir o reajuste salarial.
Segundo Armando Soares, a decisão de fazer a paralisação foi tomada em assembléia geral realizada no dia 6 de agosto deste ano e tem como finalidade pressionar a presidência do TJE a receber o sindicato em audiência e discutir as reivindicações dos trabalhadores. A direção do sindicato já avalia que os primeiros passos foram dados, ontem, com a realização da reunião, pela manhã, formação de uma comissão paritária, com representantes do órgão e do sindicato, para discutir o reajuste salarial e a marcação de uma nova reunião. 'Na próxima reunião (dia 19), a direção do TJE nos dará uma posição sobre nossa reivindicação de reajuste de 12%', disse Soares.
De acordo com o sindicato, o TJE só concedeu um aumento de 3,3% em maio deste ano, alegando que esse percentual atualizaria os salários dos servidores. Ocorre que, segundo Soares, a inflação registrada entre setembro de 2008 e abril deste ano ficou em torno de 7% e o reajuste que atualizaria, hoje, os salários seria de 12%. O sindicato promete radicalizar o movimento, caso as reivindicações dos servidores não sejam atendidas. 'Esse é um processo de construção que pode resultar em greve, caso a presidência do órgão não acate as nossas reivindicações', disse Soares. De acordo com o Sinjep, a paralisação ocorreu nas comarcas de Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Castanhal, Limoeiro do Ajuru, Santarém, entre outras.

Nenhum comentário: