sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Caminhão atinge passarela

No AMAZÔNIA:

Por volta das 16h de ontem, uma carreta que trazia um cavalo mecânico como carga e mais duas toras de madeira bateu em uma passarela para pedestres na avenida Almirante Barroso, logo após a travessa Mariz e Barros, no sentido Ananindeua-Centro. O acidente causou um enorme congestionamento no local, que teve três das quatro faixas fechadas e, por alguns momentos, ficou totalmente interditada para remoção do veículo e da carga, que acabou tombando. O motorista da carreta, Luiz Carlos Tomasim, afirmou que o acidente aconteceu porque a passarela não está a 4,5 metros de altura em relação ao asfalto, como indica a placa na área. Uma equipe do Corpo de Bombeiros e outra da Companhia de Trânsito de Belém (CTBel) foram chamadas ao local. A passarela precisou ser interditada porque teve danos em sua estrutura que inclinou.
De acordo com a tenente Mônica, do 1º Grupo de Buscas e Salvamento (GBS), do Corpo de Bombeiros, o veículo bateu levemente na passarela, mas mesmo assim, o impacto causou um abalo no pilar central da estrutura, além de danos no piso da passarela.
O condutor da carreta, Luiz Carlos Tomasim, contou que vinha do município de São Miguel do Guamá para Belém sempre de olho na altura de cada passarela pela qual passava. 'Eu estava tranquilo, as passarelas todas indicavam 4,5 e até 5,5 metros de altura, e eu estava com um veículo que atingia 4,4 metros. Mas quando cheguei nesta passarela, percebi o desnível do asfalto, que aparenta ter sido recentemente recapado, e fiquei na dúvida se conseguiria passar. Pedi ajuda a umas pessoas que estavam na calçada e elas disseram que daria. Quando passei, bem devagar, a carga ‘ralou’ o chão da passarela, então eu dei ré. Nesse momento, a carga virou. Mas isso só aconteceu porque, pelo que eu vi, essa passarela não está a 4,5 metros de altura, ela está mais baixa que isso. Essa placa precisa ser corrigida pela prefeitura', reclamou o motorista. A perícia técnica determinará se o município ou se o proprietário da carreta arcará com os danos.
Apenas por volta das 18 horas de ontem o trânsito foi completamente interrompido no local por fiscais do Detran. Até aquele momento, veículos ainda podiam trafegar em uma das faixas e também no outro sentido (São Brás - Entroncamento). Entretanto, com o tráfego, a fissura formada no pilar central estava aumentando, segundo informações da equipe de engenharia do Corpo de Bombeiros. A passarela também inclinou mais um pouco, e havia risco de desabamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se a placa estiver errada é mesmo um absurdo!
A única garantia que temos é que se estiver errada não vai acontecer nada a niguém!