terça-feira, 25 de agosto de 2009

Romarias sem alterações

No AMAZÔNIA:

O Círio de Nazaré, reconhecido pela Igreja Católica como a maior manifestação religiosa do Brasil, não deverá sofrer alterações em sua programação por causa da gripe A, causada pelo vírus H1N1. A diretoria do Círio resolveu manter todas as romarias da festividade, e as agências de viagem de Belém estão otimistas em relação à procura dos promesseiros e turistas que costumam visitar a capital paraense todo ano por ocasião da festividade. Segundo Joacir Rocha, presidente do Sindicato das Agências de Viagem do Pará, as consultas com fins de reservas para o período do Círio estão a 'pleno vapor', um indicativo de que a rede hoteleira não será prejudicada, mas a confirmação das reservas direto nos hotéis só deve acontecer 30 dias antes da romaria.
Segundo a Coordenadoria de Turismo do Município de Belém (Belemtur), para tranqüilizar os turistas será feita uma intensificação das medidas preventivas e de orientação que já estão sendo adotadas pelos órgãos de saúde municipal, e que no período do Círio terão a parceria da Belemtur. 'Nossa idéia é ampliar essas orientações, ajudando na divulgação dos materiais informativos produzidos pelos órgãos de saúde, através do nosso posto de orientação turística do aeroporto e também nos postos extras que abriremos ao longo do percurso do Círio', afirma Wady Khayath, coordenador da Belemtur.
Khayat acredita que as reservas para o Círio não serão prejudicadas porque, na avaliação das autoridades de saúde feita por ocasião da reunião com a diretoria do Círio, no último dia 10, Belém não é considerada uma cidade disseminante da gripe A, e sim uma cidade mais propensa a receber pessoas que já chegam contaminadas, por isso foi definida também que as medidas de fiscalização no aeroporto serão mantidas, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As medidas de prevenção à gripe A durante o Círio foram acertadas em reunião entre a Diretoria da Festa e as secretarias de Saúde de Belém (Sesma) e do Pará (Sespa). De acordo com Carlene Castro, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) da Sesma, duas semanas antes do início das festividades do Círio haverá reforço na distribuição do material que já vem sendo divulgado pela Sesma, com informações sobre os meios de contaminação, sintomatologia e meios de prevenção da gripe H1N1.
De acordo com César Neves, médico e membro da Diretoria do Círio, os riscos de se contrair o vírus H1N1 em eventos de grande concentração de pessoas, como festividades religiosas, não são maiores do que em dias comuns. Moradores de Belém, romeiros, promesseiros e visitantes devem manter os cuidados rotineiros não só contra a gripe, mas também com outras doenças. 'As pessoas que apresentarem sintomas suspeitos devem ficar em casa, de repouso ou procurar um médico. Mas se todos agirem com prudência e responsabilidade, nada apagará o brilho da nossa festa, que é a maior manifestação religiosa do mundo', afirma Neves.

Nenhum comentário: