segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Respeitem Valter Lima. Respeitem!

Coleguinhas há – não muitos, mas vários – que são engraçados.
Ou são gozados, se quiserem.
O técnico Valter Lima, que o Paysandu contratou há pouco mais de um mês, foi trazido a Belém com a aura de estrategista e de salvador da pátria bicolor.
É o que vários coleguinhas diziam.
Diziam isso até os 45 minutos do primeiro tempo do jogo de ontem, em que o Icasa ganhava por 2 a 1, resultado que ainda dava fortes esperanças ao Paysandu de emplacar a Série B, desde que chegasse aos 2 a 2 e segurasse esse resultado até o final da partida.
Pois bem.
Começou o segundo tempo.
O Icasa fez mais dois e passou a vencer por 4 a 1.
Pronto.
Em dois gols, mudou o discurso de vários coleguinhas.
De vários deles.
Valtinho passou a ser o técnico que mexeu mal, que mudou muito o esquema tático da equipe, que isso, que aquilo e mais aquilo.
Que coisa!
Valtinho é um bom treinador.
Prova disso é o trabalho que fez no São Raimundo.
E prova mais evidente ainda é que o Paysandu foi buscá-lo em Santarém.
O problema é que pegou um elenco com uma deficiência técnica notória, como é o caso do Paysandu.
O que Valtinho poderia fazer?
Nada.
Ou quase nada.
Se o treinador levou o Paysandu até o jogo de ontem, já fez muito.
E deveria ser elogiado por isso.
Mas não.
Querem desmerecer o profissional que Valtinho é.
Deveríamos nós, os jornalistas, ser mais justos e ponderados em situações como esta.
Até porque costumamos sempre apontar o dedo na cara dos outros, cobrando-lhes certas condutas que nós mesmos não observamos.
Isso não é justo.
Valtinho que o diga.
E que o digam certos coleguinhas.
Não muitos, mas vários.

12 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente o Paysandu começou a perder esta classificação quando o Grupo RBA colocou para fora o Ex técnico Edson Gaucho, pois este não estava se curvando diante das intromissões de seus jornalistas e radialistas em seu trabalho.
Segundamente, o Waltinho com todo respeito é técnico para time pequeno, time grande e de torcida não é igual ao S. Raimundo, e por isto o mesmo se perdeu assim como todo este fraquissimo time.
Terceiramente, O principal culpado desta não classificação é o teimoso Presidente, pois não contratou qualidade e sim quantidade, um time que seu astro é TORRÔ, onde queremos que chegue, por ocasião da dispensa do Sr. Edson Gaucho pela Radio Clube o Presidente deveria ter contratado um super técnico e não fazer em plena competição experiencias.

Anônimo disse...

Realmente, Valtinho não foi culpado. Ele só estava na hora errada. Ainda é técnico de Série D!

Anônimo disse...

A verdade é que o bicolino foi REPROVADO PELA QUARTA VEZ no exame de ALFABETIZAÇÃO, por querer diblar a ordem das coisas....hehe
Se não sabe direito nem conhece a letra C DE CASA, como queria ir logo para a LETRA B de BARRADO??!!

Resultado imediato: vai correr para o prato que sustenta , com sucesso, o REMO: o interior do Pará.
Com uma condição: só aceita se hospedar em APARTAMENTO.
Não quer nem ouvir falar em iCASA!

em tempo: ICASA é time da fábrica de lajotas cerâmicas, uia!!!

Anônimo disse...

Valtinho foi um dos maiores culpados sim. O líder sempre tem uma parcela de culpa razoável.
Como insitir com Zé Carlos ? Como insistir com Roni ? Qual jogada ou tática o Paysandú tinha ? Que motivação os jogadores demonstraram ?

Portanto, ele teve uma grande parcela de culpa por fracasso.

É óbvio que não só ele, mas esse time não é tão ruim, mas jogou muito ruim com o Valtinho.

Outro culpado é o preparador físico do Paysandú, é impressionante profissionais tão mal preparados fisicamente.

Enfim, não é uma questão simples, não temos um culpado, a incompetência não foi de um, dois ou três profissionais, mas sim de um conjunto de pessoas que demonstraram a incompetência.

Espero que o Valtinho melhore e vá em frente com a sua carreira, mas o fato que o Paysandú precisa do Perfil Givanildo/Edson Gaúcho.

PS.: O São Raimundo não é parâmetro. Perdeu muito para o Paysandú, levando inclusive goleadas. O projeto São Raimundo se aproveitou da falta de qualidade técnica do Parazinho.

Anônimo disse...

"presidente deveria ter contratado um super técnico", "Ainda é técnico de série D". São opiniões que respeito, mas não tenho como concordar. Talvez os comentaristas não tenham entendido direito a mensagem da postagem.

Paulo, entendo que você tem toda razão. E digo um pouco mais. Ontem, durante o programa "Bola na Torre", os apresentadores não levaram muito a sério um e-mail de um espectador, que também culpava os jornalistas pelo estado em que se encontra nosso futebol. Um deles, de forma genérica, apenas comentou: que todos nós somos culpados. Dê-me licença. Eu, na condição de torcedor, não me sinto nem um pouco culpado, porque não tenho poder. Tenho apenas duas opções, vou torcendo pelo time, e torcendo o nariz, ou me desencanto de vez e escolho outra opção de lazer. O sculpados são as pessoas e entidades que tem poder de fazer algo. Neste contexto, não há como não incluir a mídia, a imprensa, mas precisamente, que cobrem o esporte paraense. Um pequeno exemplo: como uma empresa que mantém jornalistas setoriais podem se isentas nas análises e coberturas de comportamento de gestão e de procedimentos. Cria-se um vínculo entre esses profissionais que fica difícil fazerem críticas severas, cobrarem resultados. a forma de cobertura das atividades esportivas nos fazem crer que esse negócio de repórter setoria deveria ter acabado, ha muito tempo. Claro que isso não é solução, é apenas um exemplo. O problema começa pela FPF. Mas como mudar se que elege são os cartolas, que são tão ruins ou piores ? O problema é estrutural e sem mudança radical nessa estrutura de organização do futebol, não vejo como melhorar, se não em situações-estanques. Não adianta, agora, chamar o Valter de "técnico de série D", ou achar que um "super técnico" dará resultado. Isso é leitura pra lá de linear, e sem sustentação lógica. Abs

Anônimo disse...

buemba! extra!

Mst invade a Curuzú.
Alega "Terra Improdutiva" há 4 anos!

Anônimo disse...

Vida longa ao Icasa!!!!!

Anônimo disse...

Uma coisa é certa: a maior torcida do Icasa não está em Juazeiro do Norte, está em Belém, os fogos de domingo à noite são a prova.
Enquanto isso, aquele time que rema, rema e naufraga na beira, "dizque" vai disputar a classificatória do Torneio de Pelada, com grandes chances de não ser classificado. Por isso, os remistas, não tendo por quem torcer, torcem contra o Pará.
Tem especialista em marketing que afirma que essa torcida foi a responsável pela reeleição do dudu e por isso Belém está o que está. Afirmam ainda os especialistas que essa torcida teve grande influência na escolha de Manaus como sede de jogos da Copa de 2014. Faz sentido.

Anônimo disse...

Bronca no PROCON estão vendendo dominó sem a pedra sena e duque.

Anônimo disse...

O pessoal do papão não entendeu e pensou que a segunda partida seria, também, em Belém, em casa, era Icasa. kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ei anônimo das 21:08 não mistura, tú não tens humor para tratar dessa matéria, te conforma! Dá-lhe Xuxa, Pantico, Bererá e Cia. O Bacuri está à disposição, quem se habilita.... Ah! "LEIÃOOOOOOOOOOO"

Anônimo disse...

Leão,o gatinho pirento do Norte, conseguiu um feito inédito: ganhou em Bujaru por 1 x 0 e os torcedores, ingratos, comemoram a vitória do Icasa! Deveriam sair em carreata comemorando a primeira vitória do Leiãooooooo, na várzea.