quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PCdoB perdeu a capacidade de alçar voo próprio

De um Anônimo, sobre a postagem “O PCdoB há muito tempo não atrapalha ninguém”:

Há muito tempo o PCdoB tornou-se um partido satélite do PT. Não tem nenhuma capacidade de alçar voo próprio, talvez porque o comunismo, como idéia-força, perdeu todo o sentido depois da queda do Muro de Berlim.
Aliás, o PT nasceu como partido operário, mas não comunista, e reuniu parte da Igreja Católica ligada às Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), intelectuais independentes de esquerda e parte dos sindicalistas, como Lula, não vinculados aos partidos comunistas.
Demais disso, toda a estrutura partidária, depois que experimenta ou chega ao poder, tende à acomodação; o militante sai da rua e vai para o gabinete. Tanto é assim que não vemos mais os militantes do PT e do PCdoB percorrendo as ruas, empunhando as bandeiras vermelhas e cantando slogans políticos (o mensalão teve sua cota de participação nisso tudo também, pois retirou do PT o status de partido ético com o qual cresceu eleitoralmente).

2 comentários:

Anônimo disse...

O PCdoB é um Partido anacrônico e amorfo do ponto de vista filosófico e ideológico mas, políticamente, no seu cotidiano é um partido moderno pois se assemelha a qualquer outro partido da chamada busguesia, como sistematicamente, seus dirigentes, tentam caracterizar outras agrmiações partidárias como PMDB, PTB, PSBD e DEM. Sua modernidade política está em ser chegado a um DAS, a um acordo de bartidores, a um afago com um cargo, a empregar parentes, amigos e militantes na máquina do Estado e coisas do gênero. Sua modernidade está em ser chegado a aparelhar a máquina estatal para fortalecer a tendência ou o Partido. Sua modernidade está no moderno fisiologismo ianugurado por Lula com o mensalão, os sanguesugas e as compras, plenamente justificaveis, sem licitação. Aí reside a modernidade de nossos modernosos comunistas. Agora, caros companheiro, o que esperar de um Partido que, em pleno século 21, onde a velocidade das informações e a altivez tecnologia nos deixam a cada dia mais impressionados com tamanhas inovações, mantem como seu simbolo uma foice e um martelo !!!. Parte de nossa juventude nunca pegou em um martelo, uma parte maior ainda não sabe o que é uma foice muito menos sabe qual sua utilidade. Pasmem, este Partido ainda fala em centralismo democrático, classe operária, burguesia opressora e coisas do gênero. Agora mau caro editor, aqui em nosso Estado do Pará o Anacronismo e fisiologismo cega ao risível pois seu capa maior, Newton Miranda, para se manter em um cargo e garantir um bom DAS permite de forma sistemática que o PT defina, a cada nova eleição, sua política de alianças e as coligações partidárias, enquanto isso, aqueles que ainda ousam opinar ou desejam ser ouvidos são sistematicamente afastados e excluidos da militância como Sandra Batista, Paulo Fonteles entre outros com menor patente. O velho Joâo Amazonas deve estar lamentando o uso que fazem do Partido que ajudou a criar e manter vivo.

Um abraço.

Anônimo disse...

Lembro-me bem que Newton Miranda, um sujeito afável, defendia nos 1980 a Albânia como modelo de socialismo a ser seguido.

E não me consta que tenha feito nenhum mea culpa para explicar como pode apoiar, durante tanto tempo, um modelo tão opressor como o albanês.

Agora, apoia o governo da DS, então, experiente como é, ele deve saber o que está fazendo eheheheh!!!