sábado, 15 de agosto de 2009

Normalização do site do TJE somente na segunda-feira

Não são poucas as reclamações em relação à instabilidade no site do Tribunal de Justiça do Estado, que nos últimos dias tem ficado fora do ar.
São reclamações como a que você lê abaixo, remetida às redações por Mário Barbosa, estudante de Direito da UFPA:

Gostaria de informar que o portal da Justiça paraense (www.tj.pa.gov.br) se encontra fora do ar há 7 dias. Todos os causídicos, estagiários e estudantes - operadores do Direito em geral - que precisam acessar o portal diuturnamente encontram-se prejudicados pela incompetência, inoperância do Poder Judiciário do Estado do Pará.
Já não bastasse a demora lancinante que sofrem os feitos judiciais para desaguarem, afinal, numa decisão.
Os sites de outros Estados nunca enfrentam problemas desse tipo, porque a atualização se dá de madrugada e, mesmo assim, parte por parte.
Que a Imprensa continue sendo a "vox populi" e, por conseguinte, a "vox Dei". Que a opinião pública continue exercendo seu tão importante e inafastável papel social.


O blog ouviu a Coordenadoria de Imprensa do TJE sobre o assunto.
A explicação foi a de que o portal “somente fica fora do ar em eventuais interrupções para manutenção, previamente comunicada aos usuários e, assim mesmo, sempre em horários e dias fora do expediente. A reclamada impossibilidade de acesso decorre de fatores externos, entre eles falta de energia elétrica e interrupções no funcionamento dos provedores de internet.”
Segundo o TJE, nesta sexta-feira (14), por exemplo, o choque de um ônibus contra um poste na praça Felipe Patroni danificou os cabos da Telemar/OI, tirando do ar o provedor do Tribunal, com normalização prevista somente na segunda-feira, 17. A colisão de carreta com uma passarela, na avenida Almirante Barroso, também interrompeu o tráfego eletrônico entre o TJ e a Prodepa.
Quanto ao Diário da Justiça, segundo a Coordenadoria de Imprensa, “a disponibilidade apenas por meio eletrônico é procedimento de caráter nacional, em cumprimento a determinação do Conselho Nacional de Justiça. Com isso, o TJPA está economizando quase R$ 300 mil despendidos com a versão em papel, ao mesmo tempo em que cumpre a agenda sociambiental em plena operação.”

Um comentário:

Lafayette disse...

O problema maior do serviço informatizado do TJE são as atualizações e os lançamentos dos atos e movimentos processuais na página do processo. É uma lástima!

Ou demora ou nem é lançado, tanto na Capital quanto no interior. Tenho processo que já está quase na sentença e a página ainda informa: "Não há "a coisa pesquisada" para este processo.".

O sítio do TRT da 8ª Região, neste particular, dá de 10 x 0, e ainda com um plus: há a disponibilização da petição em PDF. Uma beleza!

A única coisa que é atualizada, diariamente, a todo o tempo, no site do TJE é o "Notícias do Poder Judiciário".

Vamos lá, serventuários, abasteçam a base de dados deste serviço, pois, caso contrário, o mesmo perde a sua função, que, dentre as demais, é de desafogar os atendimentos para estas informações básicas, além de, é claro, publicidade constitucionais dos atos processuais.