sexta-feira, 7 de agosto de 2009

“Cangaceiro”, “coronel”... Eis o Senado!



Clique aí em cima para assistir às cenas inesquecíveis de um debate no Senado.
Renan Calheiros tinha acabado de descer da tribuna, onde tinha feito um pronunciamento criticando a “minoria do senado que se acha maioria”.
Passou então a fazer acusações contra Arthur Virgílio. Assim que terminou, foi ao seu lugar. Nisso, uma cara que estava na tribuna de honra (que fica ao lado esquerdo do plenário, no sentido de quem olha da mesa para o plenário) passou a defender Renan e fazer piada com os tucanos. Justamente na ala onde ficam os tucanos, já que estava bem ali os senadores Tasso Jereissati e o Sérgio Guerra.
Tasso então chamou os seguranças e pediu que o sujeito fosse retirado.
Renan reagiu, dizendo que “essa era a oposição, que mandava tirar as pessoas que estavam participando da sessão”.
Disse isso apontando o dedo para Tasso.
O tucano, bufando, respondeu e começou o debate:
Tasso: “Não aponte esse dedo sujo para mim”.
Renan: “Dedo sujo, infelizmente é o de vossa excelência, são os dedos dos jatinhos que o Senado pagou”
Tasso: “Pelo menos, era com o meu dinheiro, o jato é meu. Não é do que o senhor anda, todos seus empreiteiros. O dinheiro é meu. É meu. É meu e posso pagar”
Fora do microfone, Renan voltou a criticar Tasso e encerrou com um “Seu Coronel!”.
Tasso: “Eu, coronel? Cangaceiro! Cangaceiro de terceira categoria!”
Novamente fora do microfone, Renan disse “Seu coronel de merda! Me respeite!”
Tasso percebeu a falha de Renan, que usou expressões de baixo calão e provocou:
“Repita o que você disse!”
Renan: “Você é coronel de nada! Você é minoria com complexo de maioria!”
Cortam os microfones. Sarney, sem graça, suspende a sessão por dois minutos. A TV Senado vai para os comerciais. Cada um fica em seu canto. Guerra acalma Tasso, enquanto Wellingtom Salgado conversa com Renan.
Sessão retorna, com a vez de discurso de Virgílio, que passa a se defender das acusações de Renan. Clima continua tenso, com Renan respondendo cada defesa de Virgílio. Sempre fora do microfone.
Aos poucos, clima vai acalmando. É quinta. Se tiver novo round, será só na outra semana.
Esse é o Senado.

Nenhum comentário: