segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Devoção que supera o calor

No AMAZÔNIA:

O forte calor não foi obstáculo para as milhares de pessoas que acompanharam a procissão do 70º Círio de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Ananindeua. Durante a caminhada de seis quilômetros, realizada em cerca de quatro horas, diversas homenagens marcaram a passagem da santa na porta das casas, desde o Distrito Industrial - local de partida da imagem -, até a Igreja Matriz, na rodovia BR-316. Com o tema 'Na Tua Palavra', o Círio 2009 de Ananindeua ressalta a importância dos conselhos expressos por Deus, através das escrituras sagradas, a Bíblia. Segundo o pároco da igreja de Nossa Senhora das Graças, Francisco Sadek, a festa espiritual fortalecerá as 37 comunidades locais para que foquem suas vidas ainda mais no caminho da fé. Padre Sadek conta que foram realizadas 247 peregrinações antecedentes ao Círio, momento em que muitas casas foram visitadas.
'Esta procissão é uma resposta a todos que não acreditam na fé. Nossa missão é incentivar fortemente a paróquia e trazer principalmente os jovens através de movimentos como a catequese. Este é o Círio dos jovens', afirma Francisco. O pároco lembra que, ao todo, a comunidade católica de Ananindeua possui mais de 150 grupos de jovens. A estudante Rafaela Oliveira, de 21 anos, participa frequentemente das atividades da igreja. 'A fé me conduz e é através dela e da vontade de Deus que conquisto as coisas. Estou empregada, continuo estudando, mas nunca esqueço Cristo, que está sempre à frente de todas as outras coisas', diz.
A mãe de Rafaela, Celina Oliveira, orienta e acompanha de perto a filha. 'Trago minha filha para que ela entenda a importância da criação baseada na religião. Desta forma, poderá aplicar a mesma doutrina a seus filhos - e não se arrependerá', ressalta. Celina comenta que a criação de um filho no caminho da religiosidade é dotada de enormes sacrifícios e de resultados emocionantes.
No entanto, alguns fiéis já se acostumaram a superar os sacrifícios. Um bom exemplo de superação está na história da pensionista Madalena Faro, de 82 anos, que não perde uma edição do Círio em Ananindeua. Utilizando uma cadeira de rodas, Madalena recebe a ajuda dos amigos da paróquia durante todo o trajeto - mas não perde a fé e nem tira os olhos da Santa. 'Estou há quatro meses sem andar, e mesmo assim ninguém me tira desta procissão. O fato de estar viva é uma enorme bênção', declara. O amigo Antônio Begot, que auxilia a pensionista, conta que Madalena é uma guerreira. 'Ela é muito forte. Sente muitas dores, mas está sempre presente. É uma grande prova de perseverança, e nos serve de exemplo. Não quer arredar o pé da festividade', brinca.

Nenhum comentário: