domingo, 5 de abril de 2009

Domingo de Ramos tem Coleta da Solidariedade

Neste Domingo de Ramos, acontece a Coleta da Solidariedade em todas as dioceses do Brasil. É o momento em que todas as paróquias e comunidades católicas realizam a coleta considerada um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade 2009, cujo tema é “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A paz é fruto da justiça (Is 32,17)”. A Coleta tem como finalidade apoiar projetos que combatam a exclusão social.
Na Arquidiocese de Belém, o arcebispo Dom Orani João Tempesta deu a bênção de Ramos durante a cerimônia em frente a Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, a partir das 8h30. Depois da bênção, os fiéis iniciaram procissão até a Co-Catedral de Belém, Igreja do Carmo para participar da celebração da Santa Missa. Durante a cerimônia será feita a coleta.
De acordo com Lindomar Silva, secretário executivo da Cáritas no Regional Norte 2, é importante que cada pessoa contribua com sua doação uma vez que a “coleta nacional da solidariedade transforma em gesto concreto a proposta da Campanha da Fraternidade, como favorecer a criação e fortalecimento de políticas públicas com o objetivo de superar a violência, suas causas e conseqüências, bem como difundir uma cultura de paz na sociedade”.
Ele afirma que um dos projetos que receberá recursos arrecadados durante a coleta será a Casa de Acolhida que presta assistência a Mulheres Grávidas em situação de risco e vulnerabilidade social. O projeto da Casa da Acolhida é fruto do empenho da Arquidiocese de Belém e deve ser entregue ainda este ano.
Do total arrecadado pelas dioceses, 60% ficam nas respectivas dioceses, constituindo o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Os outros 40% são enviados à CNBB e constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), administrado por um Conselho Gestor, formado pela CNBB e pela Caritas Brasileira.
Em 2008 a Coleta somou R$ 9,5 mi. Desse total, 40% (3,9 mi) foram para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) que financiou 183 projetos sociais em todo o país na área de formação social e profissional, direitos e políticas públicas e geração de renda. Em 2007, os valores foram praticamente os mesmos e o FNS financiou 189 projetos.
Além da coleta feita nas missas do próximo final de semana, as doações para a Campanha da Fraternidade podem ser feitas também, ao longo de todo o ano, através de depósito bancário (Caixa Econômica Federal, Agência 2220 – Conta-Corrente 000.009-0 Operação 3).

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: