sexta-feira, 20 de março de 2009

Pessimismo com emprego atinge recorde

Na FOLHA DE S.PAULO:

Com a crise financeira internacional, aumentou o número de brasileiros que afirma que o desemprego vai crescer. E o desemprego, assim como a saúde, já é apontado como o principal problema do país.
Pesquisa do Datafolha realizada entre os dias 16 a 19 deste mês mostra que 59% acreditam que o desemprego crescerá nos próximos meses _maior índice do governo Lula. Em novembro, o percentual era de 44%.
"Esse aumento (de 44% para 59%) revela a preocupação dos brasileiros com os efeitos da crise financeira mundial no mercado de trabalho", afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
O Brasil foi afetado pela crise mundial a partir do mês de setembro, quando ocorreu a quebra do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers. Com a desaceleração da economia brasileira, a falta de crédito e o temor de agravamento da crise, as empresas passaram a demitir. Entre novembro e janeiro, o país perdeu 797,5 mil empregos com carteira assinada, segundo o Ministério do Trabalho.

Maior problema
Na pesquisa do Datafolha, o desemprego é apontado espontaneamente - ao lado da saúde - como o principal problema do país. Em novembro, a saúde era considerada a principal preocupação para 25% dos entrevistados; e o desemprego, para 18%. No levantamento encerrado ontem, esses percentuais passaram para 21% e 23%, respectivamente.
Aumentou também o percentual de trabalhadores no país que acreditam correr algum risco de perder o próprio emprego. A maioria dos brasileiros, entretanto, ainda não teme ser demitido.
Segundo a pesquisa, 65% dos brasileiros empregados (com ou sem carteira) dizem achar que não correm risco de perder o emprego. Em novembro, esse percentual era de 71%.
Já 22% julgam correr algum risco de ser demitido _ante 17% que acreditavam no mês de novembro estar nessa mesma condição. E 8% dos brasileiros consideram correr grande risco de demissão. Há quatro meses, esse percentual era 7%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A avaliação do desempenho do governo Lula em relação ao combate ao desemprego é considerada regular por 42% dos entrevistados. Para 35%, é bom ou ótimo. Outros 21% consideram ruim ou péssimo.

Mais aqui.

Nenhum comentário: