quinta-feira, 5 de março de 2009

Nery sugere retomada do controle da Embraer pelo Estado

Da Agência Senado

O senador José Nery (PSOL-PA), em discurso na quarta-feira, cobrou do governo federal que intervenha para evitar as quase cinco mil demissões anunciadas pela Embraer e suspensas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP).
- Por que [o governo] não retoma o controle da empresa e a reestatiza? - sugeriu.
O parlamentar lembrou que a União é acionista da Embraer, já que 1/5 dela é propriedade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Dizendo que as demissões já eram conhecidas há 75 dias, o senador perguntou por que o governo não agiu imediatamente, tomando medidas para impedi-las.
José Nery afirmou ainda que "a mesma vontade política que despeja recursos em bancos e montadoras" deve ser usada para salvar a Embraer. Para ele, não se pode permitir que os trabalhadores "paguem a conta da crise do sistema financeiro e do capitalismo internacional".
Em aparte, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) registrou a dispensa de 40 mil soldados pelo Exército. Ele pediu que o Ministério da Defesa reveja a decisão, já que o impacto nos cofres públicos, disse, será mínimo, pois o soldo desses militares é de pouco mais de R$ 400.

Mais aqui.

Nenhum comentário: