sábado, 21 de março de 2009

Família Fonseca é tese de doutorado no Rio Grande do Sul

As atividades musicais da família Fonseca, de Santarém – integrada pelos compositores José Agostinho da Fonseca (1886-1945), Wilson Fonseca, conhecido por maestro Isoca (1912-2002), Vicente Fonseca (1948-) e seus descendentes – inspiraram o professor Celson Henrique Sousa Gomes, ex-diretor da Escola de Música da UFPA, na elaboração de sua tese de Doutorado em Música ("Educação Musical na Família: As Lógicas do Invisível").
A defesa ocorrerá na sexta-feira da próxima semana, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, sob orientação da professora-doutora Jusamara Vieira Souza.
A pesquisa busca analisar a dinâmica de produção/reprodução e os processos de transmissão/aprendizagem musical vividos por essa família ao longo de quatro gerações, compreendendo um período de aproximadamente um século.
A partir das referências de Bourdieu, Gayet, Lahire, Setton e Singly, e utilizando como metodologia a História Oral, é possível constatar que as práticas e as aprendizagens musicais, bem como o projeto educativo da família investigada estão relacionados com suas próprias trajetórias familiares, valores, heranças, particularidades e especificidades presentes.

Nenhum comentário: