domingo, 14 de setembro de 2008

Estado tem lista de projetos

No AMAZÔNIA:

O governo do Estado já tem montada uma lista de projetos que serão executados no Pará com auxílio do governo federal, por meio do Pronasci. Alguns já estão em vigor; outros devem começar ainda este ano. Confira os projetos:

Bolsa Formação: criada para qualificar policiais civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e peritos.

Geração Consciente: capacitação de jovens para o exercício dos direitos deles, manutenção da integridade deles. Esses jovens deverão ser multiplicadores da capacitação que vão receber, difundindo entre os demais membros da comunidade a formação teórica e aplicada sobre seus direitos enquanto consumidores.

Canal Comunidade: infra-estrutura a fim de dar acesso às comunidades das áreas conflagradas aos órgãos de defesa do consumidor. As lideranças serão capacitadas para interligar essas áreas à população.

Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: apoio à instalação de núcleos voltados à prevenção de tráfico de pessoas e atendimento às vítimas; e de núcleos de recepção e atendimento, nos aeroportos, portos e pontos de entrada em vias terrestres, às pessoas deportadas e não admitidas, vítimas e potenciais vítimas do tráfico de pessoas.

Efetivação da Lei Maria da Penha: Implementação e fortalecimento da Rede de Atendimento para a mulher - juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, centros de referência, delegacias especializadas e núcleos especializados nas defensorias públicas.

Mulheres da Paz: Em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas, o projeto capacitará lideranças femininas para se aproximar de jovens à beira da criminalidade e encaminhá-los aos programas sociais e educacionais do Pronasci. Até 2011 cerca de 5,3 mil mulheres serão formadas no curso Promotoras Legais Populares, que incluirá temas como direitos humanos, mediação de conflitos e cidadania. Cada uma delas receberá bolsa mensal de R$ 190.

Nenhum comentário: