segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Suspeitos de curral eleitoral no RJ são puxadores de voto

Na FOLHA DE S.PAULO:

Candidatos suspeitos de se beneficiarem de currais eleitorais no Rio são disputados pelos partidos por serem puxadores de voto. Vereadores obtiveram boa parte de seus votos nas áreas sob investigação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
O desempenho dos políticos suspeitos não difere do de seus colegas na Câmara de Vereadores do Rio. Mais da metade dos eleitos concentram mais de 30% de seus votos em uma determinada região. O principal caso nas últimas eleições municipais foi o de Jerônimo Guimarães Filho. Mais votado na coligação do PMDB com o PMN, Jerominho ajudou a eleger seis vereadores. Preso acusado de comandar uma milícia em Campo Grande, ele obteve 38,7% dos votos em três zonas eleitorais do bairro. Não foi expulso da sigla e nega as acusações.
Josinaldo Francisco da Cruz (DEM), suspeito de chefiar a milícia em Rio das Pedras, ajudou seu partido a eleger 14 vereadores. Nadinho de Rio das Pedras recebeu 43,8% dos seus votos na 179ª zona eleitoral, em que está a favela. Ele teve a quarta maior votação no DEM e não foi expulso da legenda.
O DEM agregou em seu quadro outro vereador suspeito de apoio de criminosos: Jorge João da Silva, o Jorginho da SOS. Em 2004, teve 23.790 votos, dos quais 25,1% na 21ª zona eleitoral, onde votam boa parte dos eleitores do Complexo do Alemão. O TRE investiga se traficantes limitaram o acesso à favela a Jorginho. Ele nega receber apoio de criminosos e diz que nenhum membro do DEM o procurou para defendê-lo.

Mais aqui.

Nenhum comentário: