sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Padroeiro é homenageado

No AMAZÔNIA:

Começam hoje as festividades em homenagem a São Benedito. Em meio à vasta programação religiosa e cultural, a tradição de mais de meio século promete reunir cerca de 2 mil pessoas em romaria pelas ruas do bairro do Jurunas.
A abertura oficial da festividade será a partir das 6h de hoje, com o Terço da Alvorada e leitura do Evangelho. Ás 19h, o pároco, padre Romeu Ferreira, dará início à abertura solene que terá seu grande momento no domingo (3), a partir das 9h, com a 10ª grande procissão fluvial, que sairá do Furo de São Benedito, na vila Barbosa e chegará na Feira do Açaí, no bairro da Conceição. Às 18h será feito o levantamento do mastro.
A paróquia de Santa Luzia, organizadora da festa, escolheu como tema para esse ano 'Como eu posso falar de Jesus Cristo, se eu não levar primeiro a paz'. Segundo Manoel Costa, coordenador geral da festividade, a proposta do tema surgiu a partir da observação dos párocos ao comportamento no bairro. 'Todos falam em Jesus Cristo, mas antes, é preciso pregar por ações, exemplos', afirmou.
'O caráter principal da festa é evangelizar. As festividades não têm caráter financeiro. É proibida a venda de bebidas alcoólicas e só trabalharemos mesmo com as comidas típicas. Toda a programação é voltada ao ato de evangelizar, sobretudo os jovens do bairro, que na maioria das vezes se jogam às drogas por falta de apoio', declarou Manoel Costa.
Todas as noites, após a novena (19h), haverá apresentação de grupos folclóricos e bandas musicais. As homenagens se encerrarão no próximo dia 10 (domingo) com a celebração da Missa Solene na igreja de São Judas Tadeu e a Derrubada do Mastro. Às 21h haverá grande salva de fogos encerrando os festejos.

Nenhum comentário: