sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Congresso discute cobertura jornalística na região

No AMAZÔNIA:

O VI Congresso Estadual dos Jornalistas reúne, de hoje até amanhã, profissionais e estudantes da área de Comunicação para debater sobre o tema 'Jornalismo na Amazônia: novas tendências e desafios'. O evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), é realizado no Hangar. A solenidade de abertura está marcada para as 9h30, com a presença de autoridades, patrocinadores e convidados.
De acordo com a presidente do Sinjor-PA, Carmen Silva, o congresso será um momento de reflexão sobre as práticas profissionais no Pará. 'A programação está dividida em três focos, ou seja, debate sobre os desafios da profissão, novas tendências do jornalismo e a liberdade de imprensa e a concretização do projeto de resgate da memória da imprensa paraense', explica.
Após a solenidade, às 10h30, será realizada a primeira mesa temática 'A realidade da cobertura jornalística na Amazônia', contando com as participações do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, e de representantes dos veículos de comunicação do Estado. O editor de fotografia do jornal 'Amazônia', Oswaldo Forte, representará as Organizações Romulo Maiorana.
A partir das 14h será promovida a mesa temática 'O papel da academia na formação do jornalista', que terá como palestrante o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Antônio Fausto Neto; e debatedores o diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Otacílio Amaral; e a coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Ipiranga, Fátima Gonçalves. A mediação da mesa será feita pela jornalista Carmen Silva.
A agenda do dia vai terminar com a apresentação da exposição organizada pela Vale em homenagem aos 200 Anos da Imprensa no Brasil e do Projeto Memória do Jornalismo Paraense, de iniciativa do Sinjor-PA.
O segundo dia do evento está reservado para a mesa 'Amazônia em pauta: desafios na comunicação', que terá como expositores o jornalista, professor e consultor de empresa Francisco Viana e a diretora de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Keyla Negrão. A debatedora será a coordenadora regional da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Liane Gaby, e a mediadora, a jornalista Simone Romero.
Ainda no sábado, haverá palestra sobre o tema 'A região Norte na mídia nacional: do regional ao global', proferida pela jornalista Lúcia Leão, editora-executiva do Jornal Hoje, da Rede Globo.

Nenhum comentário: