domingo, 27 de julho de 2008

Diferença no 2º turno chama atenção entre duas pesquisas

Há três detalhes – e dos mais relevantes – que chamam atenção na segunda pesquisa Vox Populi sobre intenções de votos para prefeito de Belém que o Diário do Pará publicou em sua edição deste domingo, mas que chegou às ruas no início da noite de ontem.
Primeiro: a grande disparidade nos cenários de segundo turno entre os levantamentos de Vox Populi e Ibope, muito embora o número de entrevistados tenha sido o mesmo, o universo pesquisado também, a seleção dos entrevistados idem, a margem de erro idem e o intervalo de confiança igualmente.
Segundo: a crescente rejeição do governo Ana Júlia Carepa.
Terceiro: a confirmação de que saúde e segurança Pública deverão mesmo ser os grandes temas da campanha deste ano.

O segundo turno faz a diferença
Na pesquisa do Ibope, contratado pelo DEM nacional, e na Vox Populli, encomendada pelo Diário, foram ouvidos eleitores e moradores de Belém de 16 anos para cima.
Ambas as aferições ouviram, cada um, 600 pessoas – para ser mais preciso, o Ibope ouviu 602.
Em uma e outra pesquisa, o intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
As cotas amostrais de ambas as sondagens consideraram basicamente gênero (masculino e feminino), idade, escolaridade e renda familiar.
A metodologia das duas pesquisas, portanto, é muito parecida.
E justamente por causa disso os resultados em primeiro turno são bem parecidos. Na pesquisa do Ibope, por exemplo, há um empate técnico entre o prefeito Duciomar Costa e a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco, que aparecem respectivamente com 29% e 24% das intenções de votos. Na pesquisa Vox Populi também há um empate técnico. Como a margem de erro é de quatro pontos, Duciomar oscila de 24% a 32% e Valéria, de 18% a 26%.
A particularidade está no segundo turno. Pelo Ibope, a candidata do DEM, num cenário em que ela enfrenta o prefeito Duciomar Costa, tem a vitória assegurada por nada menos de 14 pontos percentuais de diferença (46% a 32%). Já pela Vox Populi, os dois mais fortes concorrentes até agora aparecem nominalmente empatados, com 37%.

Rejeição a Ana Júlia cresce 27 pontos
O segundo detalhe está no índice de rejeição crescente, entre o primeiro e o segundo levantamentos do Vox Populi, do governo Ana Júlia Carepa. Houve piora em todos os índices. Na avaliação Ótimo, Ana Júlia caiu de 3% para 2%; em Bom, baixou de 14% para 10%; em Regular Positivo, caiu de 27% para 18%; em Regular Negativo, subiu de 14% para 18%; em Ruim, passou de 11% para 15%; e na avaliação Péssimo; subiu de 30% para 35%.
Se consideradas as diferenças de uma para outra pesquisa, nos diversos níveis de avaliação do desempenho da governadora, a avaliação negativa do governo Ana Júlia cresceu nada menos de 27 pontos percentuais, o resultado de 1 ponto percentual no item Ótimo, 4 pontos no Bom, 9 pontos no Regular Positivo, 4 pontos no Regular Negativo, 4 pontos no Ruim e 5 pontos percentuais no Péssimo.
Algum petista – em Belém e no interior do Estado – vai encarar a aventura de subir no palanque ao lado da governadora Ana Júlia Carepa?
Haverá alguma dúvida sobre a péssima avaliação da gestão petista no Estado, depois da avaliação nacional do próprio Vox Populi, da primeira pesquisa Vox Populi publicada pelo Diário, do Ibope contratatado pelo DEM e agora novamente pela segunda Vox Populi do Diário?

Segurança e saúde, os grandes temas
O terceiro destaque na pesquisa Vox Populi são os temas que mais interessam ao eleitor. O Ibope já havia detectado que, diante da questão sobre qual área os preocupa mais, 35% dos consultados mencionaram “segurança pública” e 33%, “saúde”.
Na pesquisa Vox Populi, nada menos de 71% dos entrevistados citaram “falta de segurança, violência” como o maior problema da cidade. Em seguida, com 33%, aparece o item “mau atendimento nos postos de saúde e policlínicas”. Em terceiro lugar, com 19%, aparece “mau atendimento nos hospitais”. O item “falta de emprego/oportunidades de trabalho” foi citado como o maior problema de Belém por 14% dos entrevistados.
Os candidatos a prefeito de Belém precisam mostrar propostas consistente nessas áreas.
E além de consistente, factíveis.

ATUALIZAÇÃO ÀS 12H57:
A pesquisa Vox Populi foi feita no período de 17 a 19 de julho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Você pode nos informar qual o período do campo da pesquisa VOX POPULI ?

Poster disse...

Anônimo,
Entre 17 e 19 de julho.
Abs.

Anônimo disse...

Caro Poster,

o relativo empate técnico entre o anseio por segurança e o acesso à saúde havia chamado minha atenção.

Aqui com minhas sais - não tenho botões...rsrsrs...- vejo que a segurança passou a ser "prestigiada" pela mídia, a partir do momento em que a classe média foi assediada, assaltada, sequestrada e as balas pedidas pularam dos morros e atingiram a Vieira Souto ou a Av. Ibirauera. No nosso caso, a Doca.

Porém, lá onde vive o povo, a insegurança não mudou grande coisa. Rouba-se pouco, porque não há muito para roubar. Mata-se pelos mesmos motivos fúteis que se matava por ali há décadas: muita cachaça, discussões sem sentido por futebol ou mulher, crises de machismo de maridos que se sentem - ou são - traídos.

Como cerca de 90% dos crimes computados são contra o patrimônio, a turma do lado de lá passou a assutar os do lado de cá. E a segurança passou a ser o must da temporada nos últimos anos.

Quanto á saúde, o povo do lado de lá continua morrendo sem planos de saúde, nos postos de saúde sucateados, nos pronto-socorros que não têm nenhuma estrutura para receber a demanda.

A sabedoria - ou o sofrimento - popular é que explica o empate. Que, do meu ponto de vista, deve incorporar, pra baixo e pra cima, a margem de êrro: segurança 31%, saúde 37%. Risos pra não chorar.
E uma música pra você ouvir:
http://www.youtube.com./watch?v=KfTovA3qGCs

Um abraço.

Poster disse...

Bia,
Você tem razão.
O que os do lado de cá reclamam há pouco tempo é coisa que os do lado de lá já enfrentam há muito tempo.
Sua apreciação é interessante.
Vou postá-la na ribalta.
E obrigado pela música.
Abs.