terça-feira, 13 de maio de 2008

Terremoto mata ao menos 10 mil na China

Na FOLHA DE S.PAULO:

O maior terremoto na China em 32 anos matou 9.219, segundo o mais recente balanço do governo, divulgado pela agência oficial de notícias chinesa Xinhua. O número de vítimas pode crescer bastante, pois áreas afetadas ficaram sem comunicação telefônica. Segundo a agência, 10.000 pessoas ficaram soterradas em uma única cidade, Mianzhu, na Província de Sichuan.
O terremoto, que atingiu 7,8 graus na escala Richter, aconteceu às 14h28 (hora local, 3h28 de Brasília) e teve seu epicentro em Sichuan, no sudoeste do país. Mas foi sentido em Pequim, a 1.500 km de distância, e até em Taiwan, na Tailândia e no Vietnã.
Duas grandes escolas, uma com cerca de 900 alunos em Dujiangyan e outra com 1.000 em Beichuan, desabaram. Um hospital também foi destruído, assim como 80% dos prédios do condado de Wenchuan.
A Província de Sichuan foi a mais atingida, segundo a Xinhua. Mas houve mortos em outras Províncias: 61 em Shaanxi, 48 em Gansu e 50 na região metropolitana de Chongqing (a mais populosa da China, com 31 milhões de pessoas), a 300 km do epicentro.
O primeiro-ministro, Wen Jiabao, que viajou a Sichuan para liderar os resgates, pediu "calma e confiança ao povo chinês e eficiência na organização do resgate", e disse que o terremoto era um "desastre severo".

Mais aqui.

Nenhum comentário: