quarta-feira, 21 de maio de 2008

PF abre inquérito para investigar agressão de índios

O delegado da Polícia Federal em Altamira, Jorge Eduardo Oliveira, já instaurou inquérito para apurar os incidentes em que o diretor da Eletrobrás, Paulo Fernando Rezende, foi agredido ontem (20), a golpes de bordunas e facões, por índios kayapós que participam do Encontro Xingu Vivo Para Sempre. O evento dabate a construção da hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu.

Paulo Fernando não se encontra mais em Altamira, segundo informações da própria Polícia Federal. Ele retornou a Brasília ontem mesmo, à noite, depois de receber os curativos dos ferimentos que recebeu, sobretudo nos braços e nas costas.

A Assessoria de Imprensa PF em Belém disse ao blog que, depois de identificar e individualizar os agressores, a Polícia Federal pedirá que sejam feitos laudos para atestar o grau de aculturação e discernimento dos agressores. É com base nos laudos que eles serão indiciados ou não.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Paulo! É preciso que a polícia identifique também quem insuflou os índios a cometerem a barbárie. Esses é que são os mais perigosos, ficam na sombra manobrando a massa, travestidos de ecologistas, enquanto defendem interesses escusos. Está passando da hora de dar um basta nessa situação. Nossos índios não são violentos por natureza, eles agiram dessa forma porque vêm sendo usados como instrumentos de manobra, e a culpa é das instituições que deveriam pô-los a salvo dessas influências e nada fazem.

Poster disse...

Franssi,
É uma pena que um evento como esse tenha esse fim.
Porque, em verdade, o Encontro acabou. Embora continue.
Vou postar seu comentário na ribalta.
Abs.