segunda-feira, 5 de maio de 2008

Na FOLHA DE S.PAULO:

Um controvertido estatuto que amplia os poderes do governo do departamento boliviano de Santa Cruz, controlado pela oposição, foi aprovado por cerca de 85% dos votos válidos, segundo pesquisas de boca-de-urna. Enquanto o governador Rubén Costas qualificou o resultado de "a conquista mais importante da história republicana" da Bolívia, o presidente Evo Morales desconheceu o referendo, que chamou de "rotundo fracasso".
"Estamos aqui para celebrar a conquista mais importante da nossa história republicana. Vocês, com seu voto, consolidaram o início da reforma estrutural de maior transcendência em nossa pátria", discursou Costas no início da noite, diante de milhares de pessoas com bandeiras brancas e verdes, as cores de Santa Cruz.
Minutos depois, Morales fez um pronunciamento pela TV no qual buscou minimizar o resultado do referendo. "Esta consulta sobre o estatuto autonômico fracassou rotundamente. Esta consulta ilegal e anticonstitucional não teve o sucesso esperado por algumas famílias, alguns grupos de Santa Cruz", disse Morales. "A abstenção de uns 39%, o "não" e os votos nulos fazem praticamente uns 50%."
De acordo com a boca-de-urna do jornal "La Razón", a abstenção -defendida pelos partidários de Morales- ontem chegou a 40%.

Mais aqui.

Nenhum comentário: