domingo, 18 de maio de 2008

Minc quer Forças Armadas em parques e reservas da Amazônia

O ministro indicado do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a primeira proposta que apresentará ao presidente Lula, na audiência que os dois terão nesta segunda-feira (19),em Brasília, é a de que regimentos das Forças Armadas - em particular, o Exército - trabalhem dentro dos parques nacionais e das reservas extrativistas, "basicamente na Amazônia". A medida seria semelhante à que, segundo ele, foi adotada no Rio de Janeiro.

"É o primeiro dos dez pontos que eu irei sugerir para ele (presidente Lula), para ver se ele concorda. Afinal, ele é quem está me convidando, imagino que ele diga as coisas que espera e eu vou passar as condições de trabalho normal", diz, informando que a audiência está marcada para as 17h30 desta segunda-feira.

No desembarque na manhã deste domingo (18), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no subúrbio do Rio, Minc mostrou-se preocupado com o tom supostamente arrogante que teria transparecido da entrevista coletiva que ele concedera em Paris. "Ainda estou em estado de choque", admitiu.

Carlos Minc garantiu que a Amazônia não vai virar carvão, ao responder às críticas de ruralistas de que seria um "ambientalista de Copacabana".

"Se eu fosse elogiado pelos ruralistas eu ficaria preocupado. Porque o que acontece, com o afastamento da Marina (Silva, ex-ministra, que vai reassumir sua cadeira no Senado), a primeira sinalização em nível nacional foi 'a Amazônia está sem defesa'. A defensora da Amazônia saiu, agora ela está entregue. Essa foi a sinalização", disse, acrescentando:

"A imprensa lá na França quis saber, na única coletiva que eu dei: 'Qual é a garantia que eu tenho que a Amazônia não será devastada,  já que sua principal defensora jogou a toalha?" Eu, que não pedi para ser ministro, falei para a imprensa internacional, porque a Amazônia não ia virar carvão. E não vai virar carvão porque a gente vai manter a política da Marina e boa parte dos quadros dela - ela já colocou toda a equipe à minha disposição".

 

Mais aqui.

Nenhum comentário: